Categories: Estado

Adapec certifica o primeiro frigorífico de carne bovina embalada a vácuo

É a primeira agroindústria sob serviço de inspeção estadual que comercializará carne embalada a vácuo no Tocantins

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participou da primeira desossa e consequentemente do processo de embalagem a vácuo de carne bovina, no frigorífico Jatobá, em Palmas. O estabelecimento desossará uma média de 160 meias carçacas por dia, provenientes de outra planta da empresa que abate os animais em Porto Nacional.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio Caminha, afirmou que a primeira desossa com selo SIE representa crescimento da indústria no Tocantins, agrega valor e amplia a comercialização, que antes sem o selo de inspeção não seria possível. “O mercado consumidor ganha com a qualidade e comodidade, a população com mais emprego e renda e a empresa com a expansão comercial, principalmente para as redes atacadistas”, avaliou, acrescentando ainda que a fiscalização da Adapec na agroindústria será semanal.   

Um dos administradores do frigorífico, João Alves Guimarães Neto, explicou que há 20 anos investem no Tocantins e que este novo passo busca melhorias e expansão na comercialização de produtos cárneos. “A Adapec tem apoiado nossos esforços e incentivado a migração da empresa para o Sisbi, que também é da sua responsabilidade. Sempre acreditamos no Estado, temos uma logística privilegiada com este centro de distribuição em Palmas, e num futuro próximo almejamos expandir os produtos para todo o Brasil”, destacou João Alves.

Atualmente o Tocantins conta com 42 empresas certificadas no SIE. A instalação de agroindústria está em constante crescimento, em 2020 eram 32 registradas nesse serviço, de lá para cá mais 10 aderiram.

Processo de desossa de carcaças

O processo é realizado no frigorífico para assegurar a qualidade da carne com a presença da inspeção da Adapec para garantir as condições higiênico-sanitárias. Após receber as carcaças, a empresa inicia a desossa e a embalagem do produto. Os cortes selecionados são embalados a vácuo e seguem para o mercado consumidor.

Redação

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 5 a 12/12

Portaria Nº 3887/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 27 de novembro de 2025 Dispõe sobre a…

5 horas ago

JUS em Ação finaliza ciclo 2025 em Wanderlândia e reforça integração, apoio e cuidado com servidores(as) do interior

Com espírito de integração e união entre os(as) servidores(as) de todo o Poder Judiciário do…

6 horas ago

Em Wanderlândia, inauguração do 22º Banco Vermelho encerra programação do JUS em Ação 2025

Na semana em que o judiciário esteve mobilizado para dar celeridade ao julgamento de processos…

7 horas ago

16 casais participam de casamento Comunitário em Wanderlândia

A celebração do casamento de 16 casais marcou a 6ª edição do JUS em Ação…

8 horas ago

Judiciário do Tocantins participa do Seminário Mudanças Climáticas 2025 e fortalece ações alinhadas à Resolução CNJ nº 646/2025

O Poder Judiciário do Tocantins marcou presença no Seminário Mudanças Climáticas 2025, realizado na última…

9 horas ago

Judiciário do Tocantins institui nova comissão para prevenir e enfrentar assédio, discriminação e intolerância religiosa

O Poder Judiciário do Tocantins publicou, no Diário da Justiça desta segunda-feira (1º/12), a Resolução…

10 horas ago