Categories: Polícia

Aeronave apreendida com mais de 200 kg de drogas em Porto Nacional é destinada à Polícia Civil para o combate à criminalidade



A Polícia Civil do Estado do Tocantins (PC-TO) obteve a cautela de uma aeronave modelo BEM-810C, matrícula PT-EAB, número de série 81002, apreendida após a prisão, em flagrante, de transportadores de cerca de 220 kg de cocaína pura, fato ocorrido no dia 2 de junho de 2022, em Porto Nacional.

Logo após a lavratura do auto de prisão em flagrante do piloto e do co-piloto da aeronave, o delegado titular da 6ª Delegacia Regional da PC-TO de Porto Nacional, Túlio Pereira Motta, representou pela disponibilidade provisória da aeronave, pleito que teve parecer favorável do Ministério Público e do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD).

Desse modo, a magistrada titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Nacional, acolheu o pedido da Polícia Civil e determinou nesta quinta-feira, 27, que a aeronave, avaliada em R$ 650 mil, fique à disposição da PC-TO, em nome do delegado representante, para que seja utilizada nas ações de combate à criminalidade.

“Uma aeronave que até então estava a serviço da criminalidade, agora contribuirá para uma melhor prestação de serviço por parte da Polícia Civil, beneficiando diretamente a sociedade tocantinense, uma vez que será utilizada no combate ao crime”, destacou o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira.

O delegado regional Túlio Motta reforça a importância da aeronave para PC-TO. “Tal decisão representa muito para a Polícia Civil e para a sociedade tocantinense, pois vai proporcionar mais eficiência no combate ao crime, em especial na repressão ao tráfico de drogas”, explica a autoridade policial.

Apreensão da droga e da aeronave

Após ser preso em flagrante, durante o interrogatório, um dos suspeitos contou à polícia que ele e seu comparsa decolaram de Jaboticabal (SP) e pousaram em Porto Nacional para reabastecimento. O destino final seria o Estado do Maranhão. Segundo estimativas da polícia, os 220 quilos de cocaína apreendidos foram avaliados em mais de R$ 72 milhões.

O avião estava autorizado a realizar serviços aéreos privados, exceto táxi aéreo. Em julgamento realizado em Porto Nacional, o piloto e co-piloto da aeronave foram condenados a 11 anos, sete meses e 18 dias de prisão. Conforme a sentença, os dois estão respondendo pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Audiência pública virtual para definir metas de 2026 feita pelos Tribunais de Justiça da Região Norte do Brasil recebe manifestações populares

A publicidade de casos de Tribunal do Júri envolvendo feminicídio, a ampliação do uso de…

26 minutos ago

Fiscalização flagra motocicleta com placa adulterada em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Fiscalização flagra motocicleta com placa adulterada em Palmas Condutor foi conduzido à delegacia após flagrante;…

32 minutos ago

Oficina de Libras e Atendimento Humanizado na Saúde capacita servidores do SUS de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Oficina de Libras e Atendimento Humanizado na Saúde capacita servidores do SUS de Palmas Capacitação…

1 hora ago

Equipes recebem uniformes para participar da Superliga das Américas 2025 de Vôlei Adaptado | Prefeitura Municipal de Palmas

Equipes recebem uniformes para participar da Superliga das Américas 2025 de Vôlei Adaptado Idosos do…

1 hora ago

Ministro Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos

Ministro Zanin transforma prisão preventiva de Siqueira Campos em domiciliar após infarto. Nesta terça-feira (8),…

2 horas ago

Especialistas nacionais debatem inovação e produtividade em evento do Sebrae Tocantins | ASN Tocantins

Com o tema Tração: a produtividade e inovação que faz o seu negócio andar, o…

2 horas ago