Na última sexta-feira, 5, a Praça Vereador Tarcísio Machado se transformou em um grande espaço de convivência, troca e valorização da cultura local: enquanto saboreia pratos selecionados para este 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), o público também aproveitava para visitar as lojinhas com produtos artesanais, uma das novidades desta edição, e encontrar presentes com identidade local, ideais para quem busca levar um pedacinho do distrito para casa.
Além das memórias dos gostos e sabores da rica culinária e musicalidade tocantinense, quem sobe a serra para curtir festival também leva na bagagem novas experiências afetivas – seja com um produto artesanal típico da região, uma lembrança comprada na mercearia da praça ou um momento especial registrado em família.
Paraense de Parauapebas, Cassiane Jamylli está em Palmas a trabalho e aproveitou a lojinha de artesanato para levar uma recordação. “Quando vi a bandana, já coloquei na cabeça e não tirei mais. Uma lembrança que vou aproveitar muito”, afirmou.
Variedades
As atrações reforçam a proposta de transformar o festival em uma experiência completa. A mercearia com produtos da terra oferece aos visitantes uma variedade de alimentos típicos. Kiril Apostolov nasceu na Bulgária e há 10 anos mora em Gurupi, onde virou fã de buriti. Na mercearia do FGT com a família não resistiu ao queijo feito com raspas do fruto. “O buriti é o fruto da região que eu mais gostei. Com queijo, então, uma delícia. Tem que levar essa iguaria para casa”,animou-se.
A empresária Meirevone Coelho da Silva Queiroz é uma das moradoras de Taquaruçu que tem pomar de jabuticaba e comercializa diversos itens no FGT. “Na primeira noite fiquei até 1h30. Trouxe vinho, licor, doce e geleia. Com a mercearia no festival a gente tem a oportunidade de divulgar os nossos produtos e alcançar mais clientes”, frisou.
Para toda família
Espaços atraentes e áreas interativas também foram pensados para eternizar os momentos em família nas noites do festival. Enquanto saboreava as comidinhas, Ingrid Paula Garcia assistia aos filhos se divertirem com os brinquedos. “O espaço kids ficou maravilhoso. O bom do festival é que toda a família aproveita junta”, ressaltou.
Programação
O maior evento de valorização da culinária tocantinense segue até domingo, 7, com uma programação diversa que une sabores, sons e emoções. Os estandes abrem a partir das 18h. Às 18h30 começa a programação do Cozinha Show, onde chefs locais e convidados compartilham receitas, técnicas e histórias. A música entra em cena a partir das 21h, com atrações que garantem o clima de celebração até o fim da noite.
Texto: Alcione Luz
Edição: Juliana Matos
1/9
Fundação Cultural de Palmas lança edital de fomento à circulação de obras de artistas da…
Cozinha Show abre espaço para aprendizado e integração com participação de crianças Cerca de 20…
Fafá de Belém emociona público do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu Cantora faz o público…
O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou Israel Ribeiro Copertino Pires,…
Em visita na tarde desta sexta-feira (5/9), a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins…
Prefeitura visita Casa A+ e reforça apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade Parceria voltada…