Pela primeira vez, uma equipe de estudantes do Tocantins foi classificada para a última fase da 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). A conquista é da equipe formada pelos alunos da Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro: Maria Luisa de Oliveira Cerezoli, do 8º ano, e Felipe Leal Paula Machado e Heloísa Helena Rodrigues Ribeiro, ambos do 9º ano. Orientados pelo professor de matemática Rodrigo Mota, os estudantes se preparam para representar Palmas na etapa presencial da competição, que acontecerá em Campinas (SP) nos dias 13 e 14 de setembro.
A OMU é uma das mais tradicionais olimpíadas científicas do País, criada em 1985 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição reúne alunos da rede pública, privada e institutos federais, com o objetivo de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a perseverança por meio de desafios matemáticos. A olimpíada é dividida em três fases em equipe e uma fase individual, todas com provas dissertativas.
A classificação da equipe foi recebida com entusiasmo pela comunidade escolar e pelas famílias dos alunos. Heloísa Helena, uma das finalistas, afirma que o grupo está determinado a trazer a medalha para Palmas. “Estamos confiantes e vamos para Campinas em busca do ouro”, declarou. “Estou muito feliz por saber que o esforço da minha filha foi recompensado com essa classificação da equipe, é motivo de grande orgulho”, disse Lucília Ribeiro, mãe de Heloísa.
Danilo Leal, pai de Felipe, também celebrou o feito. “É um motivo de orgulho ver meu filho avançando mais essa etapa, seguindo com foco e dedicação. Parabenizo todos os profissionais da escola que cuidam desse projeto com a importância que ele merece. É uma iniciativa que estimula a competitividade e transforma a mente desses jovens”, destacou.
A diretora da escola, Kássia Carla Fernandes, destacou o impacto da conquista. “Estamos vivendo um momento extremamente feliz. Saber que nossos alunos concorreram com estudantes de escolas particulares, institutos federais e outras escolas públicas e que são os únicos representantes do Tocantins na fase final da olimpíada. Isso mostra o comprometimento da nossa equipe, dos professores e das famílias. É uma grande vitória que demonstra a qualidade e o comprometimento da educação pública”, celebrou.
O professor Rodrigo Mota destaca o valor da competição. “A OMU reúne equipes de todo o País. “Temos na nossa rede municipal alunos com alto nível de comprometimento e capacidade, isso tudo nos enche de orgulho”, destacou.
Sobre a OMU
A OMU é voltada para alunos do ensino fundamental e médio, divididos nos níveis alfa (do 6º ao 9º ano) e beta (ensino médio). As duas primeiras fases são realizadas on-line. A terceira fase é presencial, na Unicamp. Os alunos do nível Beta que completam todas as fases em equipe são convidados para uma fase individual, também presencial.
Texto: Iolete Marques
Edição: Juliana Matos
A ouvidora da mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, representa…
Ponte antiga sobre córrego Água Fria é demolida para construção de novo acesso à região…
Entre os dias 18 e 19 de agosto, a Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS),…
Educação de Palmas promove encontro com novos professores de Libras para construção colaborativa do currículo…
Educação de Palmas promove Semana da Diversidade e Inclusão com atividades de integração e acolhimento…
Prefeitura de Palmas constrói penúltima ala do cemitério Jardim da Paz As bases devem ser…