Duas equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Henrique Talone iniciaram, nesta terça-feira, 22, a prova da primeira fase da 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), que segue até o dia 28. As duas primeiras fases da competição são realizadas à distância, e os alunos podem pesquisar em livros, apostilas e outras fontes, desde que citem todas as referências pesquisadas, podendo, para isso, usar aplicativos e notebook. A prova é realizada por equipes de três alunos e um professor coordenador.
As equipes são coordenadas pelo professor de Matemática Rodrigo Mota Marinho, que ressalta: “A escola organizou dois espaços separados para que as equipes possam trabalhar durante esse período. Um acervo de livros voltados ao treinamento para competições olímpicas está à disposição das duas equipes na biblioteca da escola”, pontua.
O diretor da escola, Daniel Tramontini, destacou que os alunos estão mobilizados para as provas, que seguem até o fim de semana, e ressaltou o desempenho de excelência da unidade em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e em olimpíadas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na qual a escola é a mais premiada do Tocantins. Segundo ele, todo o esforço tem como objetivo o desenvolvimento dos alunos. “Isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Queremos que nossos alunos se desenvolvam cada vez mais, esse é o objetivo final de todo esse trabalho realizado”, destacou.
Semana da Matemática
Como forma de incentivo e seguindo o ritmo de estudos de matemática, a escola organizou a Semana da Matemática, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de maio, um evento novo que simula jogos interclasses, só que na modalidade de competição de matemática, com atividades e brincadeiras durante toda a semana. Uma ação diferente que objetiva chamar a atenção dos alunos e incentivá-los no estudo da disciplina.
Durante o evento, serão entregues medalhas e troféus a todos os nossos alunos premiados na OBMEP nacional, regional e mirim, sendo esta a maior premiação do estado. Dentre os medalhistas, estão sete medalhas de bronze regionais e duas de ouro regionais; uma de ouro nacional, dois bronzes nacionais e 48 premiações da OBMEP mirim, além de escola premiada e professor premiado nacionalmente.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Wédila Jácome
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…
Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil Ação aconteceu na manhã…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para…
Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…
O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…