Entre os dias 12 e 19 de fevereiro, aproximadamente 3.500 alunos de oito escolas da rede municipal de ensino de Palmas irão receber atendimento com exames e consulta com especialista. O mutirão oftalmológico teve início na manhã desta quarta-feira, 12, na Escola Municipal Lúcia Sales, localizada no Jardim Taquari.
O projeto, intermediado pela Liga de Desenvolvimento Social (LDS), organização sem fins lucrativos especializada em saúde oftalmológica, é realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal da Juventude e secretarias municipais da Educação, Assistência Social e da Mulher. A iniciativa tem como objetivos identificar quem necessita de melhoria na visão, reduzir a espera por atendimento oftalmológico no serviço público de saúde e prevenir diagnósticos tardios relacionados à saúde visual, além de interromper o agravamento de doenças oculares na população.
O atendimento tem início com a triagem e o exame de acuidade visual. Depois disso, quem apresentar deficiência visual passa então pela dilatação da pupila e exames de retinografia (fundo de olho/retina), autoretrator e ceratrometria. Os resultados são anexados à ficha médica que o paciente leva para a consulta com o médico oftalmologista que fará o exame de refração, prescrição da receita e produção das lentes, na armação escolhida pelo paciente.
A técnica da Semed que acompanha o projeto, Lausdelina Duailibe, explica que foram selecionadas as escolas dos bairros onde há maior incidência de crianças oriundas de famílias de baixa renda. “Muitas vezes o pai não tem condição de promover um tratamento especializado. E com este projeto, além da consulta, a criança vai ganhar os óculos com a armação que escolher, dentre uma grande variedade de modelos”, destacou.
O secretário executivo da Fundação Municipal da Juventude, Rivaldo Silva, considera que a realização do mutirão oftalmológico é uma iniciativa fundamental para garantir que crianças e jovens tenham melhores condições de aprendizado e qualidade de vida. “A visão desempenha um papel essencial no rendimento escolar, e dificuldades visuais não diagnosticadas podem comprometer significativamente a assimilação de conteúdos, a concentração e até mesmo a autoestima dos estudantes”, afirmou.
O diretor da escola, Vando Dias dos Santos, considera que a ação pode trazer um ganho significativo ao processo de ensino/aprendizagem em uma comunidade onde muitas famílias não têm acesso a uma consulta oftalmológica especializada, com os respectivos óculos. “Quem tem necessidade de cuidado com a visão agora poderá acompanhar as aulas com mais ênfase. É um momento ímpar que vivemos, e só temos que agradecer a Secretaria Municipal da Educação e demais parceiros”, comemorou.
O coordenador de projetos sociais da Renovatio, ONG responsável pela execução dos serviços oftalmológicos, João Victor Cabral, destaca que o benefício gerado não apenas ao estudante representa uma economia de 700 a mil reais para a família da criança.
Programação
Quinta-feira (13) – Escola Municipal Estevão Castro (Aureny III)
Sexta-feira (14) – Cras do Jardim Taquari
Segunda-feira (17) – Escola Municipal Rosemir Fernandes (Aureny III), ETI Anísio Teixeira (Bertaville) e ETI Padre Josimo (ASCU-NO 40)
Terça-feira (18) – ETI Margarida Lemos (Lago Sul)
Quarta-feira (19) – ETI Caroline Campelo (Santa Fé II) e Escola Maria Rosa de Castro Sales (Morada do Sol)
Texto: Rogério Franco
Edição: Iara Cruz
1/1
Projeto Recicla Kids-Teens premia melhores alunos do 5° Concurso de Poesias Iniciativa é do Instituto…
Palestra vai celebrar o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil Objetivo é fomentar…
Prefeitura de Palmas é contemplada com projetos de eficiência energética da Energisa Tocantins Avenida NS…
21/02/2025 - 18:20 Mario Agra / Câmara dos Deputados Cleber Verde, autor da proposta…
Prefeitura de Palmas guia Ministério do Desenvolvimento Social em visita a horta comunitária, associações rurais…
Prefeitura de Palmas promove limpeza semanal das estações de ônibus Iniciativa contribui para a melhoria…