Categories: Estado

Ao lado dos parceiros do projeto, presidente do TJTO visita instalações do Núcleo de Atendimento Integrado em Palmas


Na manhã desta terça-feira (31/1), o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães, ao lado de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de Palmas, Governo do Tocantins, magistrados e servidores do TJTO, além da chefe de gabinete da Presidência, Kênia Cristina Oliveira, visitou as instalações do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), localizado na Avenida NS-02, Quadra ACSE 80 (802 Sul), na Capital. 

O espaço, que já conta com a presença do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas, terá uma atuação integrada de vários órgãos e instituições com o objetivo de dar qualidade ao atendimento de adolescentes em conflito com a lei, ao mesmo tempo que oportunizará uma ganho na celeridade da prestação dos serviços. 

Além do Juizado da Infância, o espaço será integrado pelo Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM), do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO); a Prefeitura de Palmas; a Polícia Civil; o Ministério Público; a Defensoria Pública; e o Governo do Estado, por meio de secretarias competentes.

“Temos aqui um ambiente integrado e que, com toda a certeza, mudará a vida daqueles jovens apreendidos por atos infracionais ou acusados dessa prática. Por meio desse conjunto de instrumentos e com a participação de vários atores públicos, teremos uma integração de ações que irão resultar em um atendimento qualificado, eficiente e eficaz a esses adolescentes”, pontuou o presidente do TJTO, João Rigo Guimarães.

Encaminhamento adequado

Para o titular do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas, juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira, o NAI foi pensando para ser espaço acolhedor de reestruturação e que promova aos jovens, que estão conflito com a lei, um acompanhamento adequado, alinhado pela qualidade na prestação dos serviços.

“A concepção do NAI é atender os adolescentes que estão em conflito com a lei. Aqui temos o Poder Judiciário em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Estado e Prefeitura, atores que atuarão juntos no sentido de que, assim que o fato acontecer, por mais simples que seja, ele receba a intervenção necessária por uma equipe multidisciplinar que irá orientar o adolescente e sua a família, com o encaminhamento desse jovem para uma medida mais adequada”, explicou o juiz, destacando ainda que, “na maioria das vezes, não vai resolver ele ficar em um local fechado, que a gente chama de internação, e sim ter um atendimento de maneira digna que os propicie uma orientação necessária para que esses jovens percebam que aquele não é o caminho para eles e nem para suas famílias”, ressaltou o magistrado. 

Presenças 

Durante a visita do presidente do TJTO, também estivem presentes  a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar; o promotor de justiça André Ricardo; a defensora pública Fabiana Razera; o juiz auxiliar da presidência do TJTO Manuel de Farias Reis Neto; a diretora do Fórum de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo; e representantes do sistema de segurança estadual e da Prefeitura de Palmas. 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário do Tocantins se prepara para novo salto tecnológico com IA no eproc

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu mais um passo rumo à modernização do…

26 minutos ago

Prefeitura de Palmas executa serviços de recuperação de pavimento dos retornos da Arno 42 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas executa serviços de recuperação de pavimento dos retornos da Arno 42 Melhorias…

39 minutos ago

Comissão aprova previsão para vigilância socioassistencial ajudar na identificação de famílias carentes – Notícias

08/07/2025 - 17:42   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Laura Carneiro, relatora na comissão…

1 hora ago

Unidades de saúde de Palmas terão horário reduzido em função de manutenções elétricas | Prefeitura Municipal de Palmas

Unidades de saúde de Palmas terão horário reduzido em função de manutenções elétricas Três USFs…

1 hora ago

Ministro do Desenvolvimento Regional destaca ações da pasta em audiência no Senado — Senado Notícias

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, fez um balanço da atuação…

1 hora ago

CNJ realiza I Jornada do Fórum Nacional de Juízes de Execução Fiscal no dia 22 de agosto

O Conselho Nacional de Justiça realizará a I Jornada do Fórum Nacional de Juízes de…

1 hora ago