O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 419/2023, que impede a aplicação de atenuantes de pena baseadas na idade do agressor em casos de estupro. A proposta, que segue agora para sanção presidencial, foi relatada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União) e apresentada pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
Atualmente, o Código Penal permite a redução da pena quando o agressor tem menos de 21 anos na data do crime ou mais de 70 anos na data da sentença. A nova medida altera essa regra, impedindo que esses fatores sejam considerados atenuantes quando se tratar de crimes sexuais contra mulheres. Além disso, o texto também elimina a redução do prazo de prescrição nesses casos — benefício previsto atualmente para agressores que se enquadram nessas faixas etárias.
A senadora Professora Dorinha destacou que a mudança na legislação responde ao aumento dos casos de violência sexual e representa um avanço no combate à impunidade. “É uma forma de tornar a lei mais rigorosa e de reforçar que a proteção às mulheres deve ser prioridade. Não podemos permitir que a idade do agressor seja uma justificativa para penas mais brandas em crimes tão graves”, afirmou.
Técnicos da Prefeitura de Palmas participam de capacitação para orientar agricultores familiares no acesso ao…
Comunidade do Jardim Taquari começa a receber telhas da Prefeitura de Palmas Foram entregues mais…
Setores da região sul de Palmas passam por manutenção viária Prefeitura da Capital mantém…
A semana começou com uma notícia daquelas que a gente gosta de compartilhar: O Programa…
Prefeitura de Palmas finaliza força-tarefa de tapa-buracos no Distrito de Taquaruçu A ação faz parte…
Município de Palmas inicia cronograma de supervisões técnicas para servidores da Proteção Social Especial Iniciativa…