Categories: Estado

Aprovado texto-base da MP que cria o Ministério do Empreendedorismo; acompanhe – Notícias


14/12/2023 – 22:30  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputados na sessão do Plenário desta quinta-feira

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Medida Provisória 1187/23, que cria o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Os deputados precisam analisar agora os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar trechos do texto do relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP).

O relator ampliou competências do ministério para tratar também do empreendedorismo feminino, da promoção de startups e da simplificação da interação das microempresas e empresas de pequeno porte com o poder público.

O ministério, 38º do governo, foi criado por desmembramento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) passando a assumir funções que antes eram desta pasta, como a gestão sobre microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores e registro público de empresas.

Debate em Plenário
A oposição criticou a criação do ministério. Para a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), o empreendedor precisa de liberdade e agilidade, não de outra intervenção estatal. “Criar um ministério, uma estrutura de governo para empreendedorismo não faz nenhum sentido”, disse.

Citando dados econômicos, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) também criticou a medida. “O Brasil está com uma dívida bruta alta e vamos autorizar a criação de mais um ministério?”, questionou.

O deputado Mendonça Filho (União-PE) disse que o ministério foi criado para acomodar um aliado na estrutura governamental. “Temos 38 ministérios, um número alto em comparação com países europeus”, criticou.

Foi a mesma crítica feita pelo deputado Eli Borges (PL-TO). “São ministérios para atender apenas a critérios políticos. Não existe necessidade de criar novos ministérios”, avaliou.

Quem saiu em defesa da medida foi o deputado Helder Salomão (PT-ES), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. “É uma matéria importante, a micro e pequena empresa representa 99% das empresas ativas no Brasil e, neste ano, gerou mais de 60% dos empregos formais. É um segmento estratégico para a economia nacional”, defendeu.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

Reportagem – Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…

12 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) são capacitados(as) para atuar no Pop Rua Jud na sexta-feira (12/9)

“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária Projeto…

13 horas ago

Comissão Mista de Orçamento aprova créditos para fundo da reforma tributária – Notícias

09/09/2025 - 17:39   Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Mista de…

13 horas ago

Ex-prefeito de Palmeirante é condenado por improbidade administrativa e terá que ressarcir mais de R$ 6,8 milhões

O juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, da 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, sentenciou…

13 horas ago