Proposta da Prefeitura de Palmas de implantação de um corredor para o transporte coletivo na capital foi habilitada pelo governo federal. O financiamento autorizado é de R$ 413,1 milhões e viabilizará 12,9 km de corredor exclusivo para ônibus. Palmas também recebe sinal verde para projeto que propõe a implantação de uma nova infraestrutura cicloviária e para a substituição e adequação de abrigos de passageiros nos pontos de parada de ônibus. Somados, os recursos para ambos projetos superam os R$ 57 milhões. A confirmação da habilitação dos três projetos foi ocorreu no último dia 29 com a divulgação do resultado do Novo PAC Seleções 2025.
Com os projetos habilitados, a Prefeitura apresentará aos agentes financeiros a documentação técnica necessária para a análise de viabilidade, que inclui a avaliação de risco e os projetos de engenharia. A partir da validação, a proposta passará para a etapa de seleção final, a ser publicada pelo Ministério das Cidades.
Projetos
Estudo elaborado pela Prefeitura de Palmas em 2018 revela que, a partir da aplicação do projeto do corredor, a velocidade média dos ônibus aumentará de 27,9 km/h para mais de 35 km/h, o que economizará tempo para quem depende do transporte público para se locomover pelo Município. “Alternativas mais simples como pintar uma faixa na pista para os ônibus trariam resultados muito inferiores, e o benefício da construção, para a cidade, é maior do que o custo da obra”, explica a superintendente de mobilidade urbana de Palmas, Valéria de Oliveira.
Conforme o relatório do projeto, a estrutura do corredor contará com um grande terminal para embarques e desembarques; duas estações de integração, onde os passageiros poderão trocar de ônibus sem pagar nova passagem; e 21 paradas duplicadas nos dois sentidos da via. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Palmas, Francisco Seixas, além de possibilitar a construção e manutenção de calçadas acessíveis e regiões arborizadas, “o corredor de ônibus irá contribuir para a criação de um novo patamar de mobilidade, já que vai integrar o transporte coletivo com o sistema de ciclovias.” Ela afirma que o objetivo principal da iniciativa é aumentar o conforto e segurança de quem depende do transporte público para se locomover.
Texto: Samuel Cunha, sob a supervisão de Abelson Ribeiro
Edição: Juliana Matos
Nova regulamentação do SIMPalmas amplia critérios e reforça transparência no processo de matrículas da rede…
Em Palmas, ETI Sueli Reche realiza colação de grau para alunos do 9º ano Solenidade…
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…
Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…
Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…