A atual gestão da Secretaria da Saúde de Palmas tem colocado em prática um compromisso que agora também está assegurado por lei federal: a atenção humanizada como princípio do Sistema Único de Saúde (SUS). A política adotada em Palmas acompanha a recente mudança prevista na Lei N.º 15.126, de 2025, publicada no Diário Oficial da União, no dia 29 de abril.
A nova legislação altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei N.º 8.080/1990) e determina que o SUS tem o dever legal de garantir que os serviços de saúde proporcionem acolhimento mais respeitoso e empático, considerando não apenas as necessidades clínicas, mas também os sentimentos e a dignidade dos pacientes.
Saúde humanizada
Em Palmas, essa diretriz já é uma realidade. A atual gestão da Semus tem como premissa a humanização em todas as esferas do atendimento público, desde o primeiro acolhimento nas unidades de saúde, porta de entrada para os serviços da rede municipal de saúde, até o cuidado com os profissionais que atuam na rede.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, destaca que esse olhar humanizado é um valor fundamental da gestão. “Colocar o ser humano no centro do cuidado é o que dá sentido à nossa atuação. A humanização é mais do que um protocolo, é uma prática diária que orienta desde a escuta qualificada até a valorização dos profissionais, como temos feito todos os dias”.
A secretária lembra que estão em curso uma série de processos que beneficiam toda a população, como a reorganização de protocolos de atendimento, ampliação de serviços, melhorias estruturais nos espaços de saúde, ampliação do quadro de servidores e valorização da saúde mental dos trabalhadores do SUS, a exemplo do lançamento do projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’ e o 7º Fórum de Saúde Mental.
Texto: Fernanda Mendonça/Semus
Edição: Denis Rocha
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…