Categories: Estado

baixas processuais no 1º grau tocantinense em 2024 superam ano anterior e favorecem queda na taxa de congestionamento em 3%


Em 2024, o Poder Judiciário tinha entre as metas a serem cumpridas, a de reduzir a taxa de congestionamento dos processos, identificada como meta 5 nacional, em 0,5%, em comparação ao ano anterior, fixada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na véspera da abertura do ano Judiciário, o Poder Judiciário do Tocantins comemora a redução de mais 3% na taxa de congestionamento, no ano de 2024, em relação ao ano judiciário de 2023.

A taxa de congestionamento se refere ao percentual de processos que ficam parados sem solução. Ano a ano, quanto maior é o índice, mais difícil se torna para a unidade judiciária lidar com a carga de processos. 

Um dos movimentos processuais que contribuem para a redução é a baixa processual.  A baixa processual é um procedimento feito pelo judiciário para indicar a conclusão de um processo judicial e ocorre após o cumprimento de todas as fases, por sentença, decisão, arquivamento ou remessa para outra instância. Na prática, baixar um processo é retirá-lo da lista de ações judiciais pendentes, sinalizando que o caso está finalizado e arquivado no sistema eletrônico de processos.

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, coordenadora das metas nacionais do 1º grau e gestora da meta nacional 5/2024 no 1º grau tocantinense, juíza Rosa Maria Rodrigues Gazire, a baixa processual superou 2023 em mais de 5% e representa uma resultado positivo para o Judiciário.

“Parabenizo e expresso minha gratidão pelo esforço contínuo, o empenho, o comprometimento de todas as unidades judiciárias,  para o alcance deste resultado positivo, extensivo às unidades administrativas deste Tribunal, que auxiliaram na gestão das metas nacionais, bem como aos demais gestores e co gestores das metas nacionais de 2024 pelo processo colaborativo de trabalho desenvolvido entre nós”. 

Conforme dados estatísticos do Tribunal de Justiça até novembro de 2024, o total de baixas era de menos de 190 mil processos, ante os mais de 204 mil baixados no ano anterior, mas a força tarefa convocada para baixar processos, em dezembro de 2024, o uso de um robô baixa processual disponível aos cartórios das comarcas e a atuação dos servidores e magistrados trouxe resultados significativos: de 204.979 processos baixados em 2023, o ano de 2024 fechou com 216.151 processos baixados em 2024, o que representa 11.172 processos a mais, alta de 5,5%.

A juíza Rosa Maria Rodrigues Gazire destaca que todas as entrâncias conseguiram superar a meta. “Com destaque o aumento do índice de cumprimento da meta 5 nacional na entrância final, de quase 5 vezes mais a meta fixada  pelo CNJ. A entrância inicial diminuiu a taxa de congestionamento líquida em  1,49% em comparação ao ano anterior e a entrância intermediária quase 2 vezes mais que o índice estabelecido”.

Conforme os dados, o resultado final da diminuição da taxa de congestionamento líquida no 1º grau – as comarcas – é de mais de 3% no ano de 2024. “A meta 5 prevê redução em 0,5 ponto percentual na taxa de congestionamento líquida de processo de conhecimento, em relação a 2023, ou seja, é um avanço a ser comemorado por todos nós”, destacou. 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas inicia reforma do Kartódromo Rubens Barrichello | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia reforma do Kartódromo Rubens Barrichello Obra contempla serviços de infraestrutura elétrica…

15 minutos ago

Câmara de Palmas encerra ano legislativo com aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026 – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta segunda-feira, 29, três Sessões Extraordinárias para votação de…

41 minutos ago

Prefeitura de Palmas visita instituição de acolhimento para idosos que está em processo de credenciamento | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas visita instituição de acolhimento para idosos que está em processo de credenciamento…

43 minutos ago

Guarda Metropolitana de Palmas resgata jaguatirica na zona rural da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas resgata jaguatirica na zona rural da cidade Após avaliação especializada, animal…

2 horas ago

Semus Palmas divulga curso sobre coordenação do cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Semus Palmas divulga curso sobre coordenação do cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde…

2 horas ago

Município de Palmas lança edital com mais de 100 vagas para programas de residência em saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Município de Palmas lança edital com mais de 100 vagas para programas de residência em…

3 horas ago