Polícia

Banco de dados deve auxiliar na prevenção e localização de crianças e adolescentes desaparecidos no Tocantins

O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 21, a Lei no 4.058 que dispõe sobre o Banco de Dados de Reconhecimento Facial e Digital para a Prevenção ao Desaparecimento de Pessoas no Estado do Tocantins. Conforme a publicação, o Poder Executivo poderá instituir o banco de dados com a finalidade de auxiliar na prevenção e localização de crianças e adolescentes desaparecidos.

A ferramenta será vinculada à Diretoria de Papiloscopia do Tocantins que implementará, coordenará e atualizará o cadastro, devendo coletar as imagens para reconhecimento facial e digital de todos os cidadãos no momento da expedição da carteira de identidade ou da segunda via do documento.

Para o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, a ferramenta é de grande importância e vai fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido. “Nós temos total atenção com os casos de desaparecidos no Estado e esta ferramenta vem para somar. É importante lembrar que informações cadastradas têm caráter sigiloso, de acesso restrito aos órgãos de segurança pública, e se destinam exclusivamente à busca e ao reconhecimento de pessoas desaparecidas. Os dados existentes no âmbito dos órgãos de segurança pública do Tocantins serão integrados ao banco de dados”, explicou o secretário. 

O delegado Luciano Cruz, da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter – Palmas), ratificou a fala do secretário e disse que a ferramenta constitui mais um meio de fortalecer a Política Estadual de busca de pessoas desaparecidas. “É uma importante contribuição para o trabalho investigativo exercido pela Polinter”, destacou.

A lei ainda prevê que nos casos de investigação sobre desaparecimento de pessoas, a Polícia Civil poderá solicitar à Diretoria de Papiloscopia os dados da imagem facial e digital do desaparecido. Essas informações devem ser disponibilizadas em até 24 horas.

Caberá a Secretaria da Segurança Pública, a inserção imediata de todos os dados referentes ao banco de dados em todas as Centrais Integradas de Operações do Estado.

Instrumentos e convênios

Também poderão ser celebrados convênios ou outros instrumentos congêneres com entes federados, universidades e entidades públicas ou privadas, visando ao desenvolvimento e à aquisição de tecnologia para a execução da ferramenta.

Os instrumentos deverão permitir comparações analíticas de projeção de envelhecimento do indivíduo, além de incluir as bases de dados já existentes, de forma a possibilitar resultados múltiplos.

A busca de pessoas desaparecidas deverá ser executada com o uso integrado do banco de dados de que trata a presente Lei e do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas de que trata a Lei 13.812, de 16 de março de 2019.

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Projeto Água no Campo da Prefeitura de Palmas terá investimento de cerca de R$ 20 milhões em poços artesianos | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto Água no Campo da Prefeitura de Palmas terá investimento de cerca de R$ 20…

11 minutos ago

Agentes municipais farão segurança viária do Passeio Ciclístico “Bora de Bike – Natal de Luz de Palmas” | Prefeitura Municipal de Palmas

Agentes municipais farão segurança viária do Passeio Ciclístico “Bora de Bike – Natal de Luz…

22 minutos ago

Empreendedorismo e redução da pobreza no Brasil caminham lado a lado | ASN Tocantins

Mais de 8,6 milhões de pessoas saíram da faixa da pobreza entre 2023 e 2024…

36 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza limpeza no kartódromo Rubens Barrichello para última etapa do campeonato tocantinense de kart | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza limpeza no kartódromo Rubens Barrichello para última etapa do campeonato tocantinense…

50 minutos ago

Em Palmas, Papai Noel dos Correios leva alegria às crianças da ETI João Beltrão | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, Papai Noel dos Correios leva alegria às crianças da ETI João Beltrão Ao…

2 horas ago

Avança projeto que regulamenta profissão de manipulador artesanal de açaí — Senado Notícias

Projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de manipulador artesanal de açaí foi…

4 horas ago