Eleito para presidir a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) no biênio 2023-2024, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse em pronunciamento nesta terça-feira (14) que o colegiado será o fórum adequado para o debate de temas sobre o setor elétrico, os de petróleo e gás, além dos de telecomunicações e transportes, pautas relevantes, em sua opinião, para garantir o desenvolvimento do País.
De acordo com o parlamentar, a matriz energética brasileira está consolidada pelas hidrelétricas, que constituem um importante ativo e se destacam pelo baixo impacto ambiental quando comparadas, por exemplo, às termelétricas ou às usinas nucleares.
Para o senador, o momento histórico aponta para tendências muito melhores no futuro próximo, e a aposta deve ser na produção de energias limpas, como a eólica e a solar. Nesse particular, observou, o Brasil é promissor para a geração desse tipo de energia, por dispor de enorme potencial de fontes renováveis.
— Em 2021, o Brasil ocupou a terceira posição entre os países que mais instalaram usinas eólicas no mundo. A nossa aposta no setor, portanto, é robusta, e este fato haverá de garantir o desenvolvimento econômico com preservação ambiental. Neste sentido, o avanço das energias renováveis se tem revelado um verdadeiro alento para a sociedade brasileira — afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
20/08/2025 - 00:28 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Flávia Morais, relatora do projeto A Câmara…
O União Brasil realizou, nesta segunda-feira (19), em Brasília, convenção extraordinária que oficializou a federação…
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (19) a indicação de Gentil Nogueira de Sá…
Com uma média de 21 audiências por dia, o Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom)…
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (19) a indicação (MSF 45/2025) de Octavio Penna Pieranti…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) recebeu, nesta terça-feira (19/8), uma comitiva do Tribunal…