Categories: Política

CAE aprova maior acesso de pessoas com deficiência a crédito — Senado Notícias


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (29) o projeto de lei (PL) 1.229/2019, que amplia o acesso de pessoas com deficiência a juros reduzidos para a compra de tecnologia assistiva. O texto da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) recebeu parecer favorável do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário.

Pela regra atual, podem ter acesso a juros reduzidos pessoas físicas com renda mensal máxima de dez salários mínimos. O PL 1.229/2019 estende o benefício para pessoas que recebam até 20 salários mínimos. O empréstimo deve ser usado para a aquisição de bens e serviços que contenham tecnologias assistivas destinadas a pessoas com deficiência.

O projeto foi aprovado no ano passado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde recebeu uma emenda da senadora Zenaide Maia (PSD-RN). Ela reserva 60% do montante de recursos para tomadores de crédito que recebam até 10 salários mínimos. Os outros 40% podem ser destinados a tomadores com renda de até 20 salários mínimos.

Rodrigo Cunha manteve a emenda da CDH. “Estamos de acordo com a necessária atualização dos parâmetros para que o crédito seja efetivo, alcançando o púbico a que se destina e a sua finalidade seja alcançada. Essa linha de crédito tem como objetivo financiar a compra de produtos e serviços de tecnologia assistiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Por meio dela, é possível financiar cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, órteses, próteses, andadores, adaptações em imóvel residencial, entre outros produtos de tecnologia assistiva”, argumentou.

Aviação

A CAE aprovou um requerimento (REQ 142/2023 — CAE) de audiência pública sobre o funcionamento do setor de aviação civil nacional. A autora do pedido, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) quer debater temas como oferta e cancelamentos de voos, horários inapropriados, mudanças de itinerários, qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas aéreas, preços de passagens, serviços de bagagens, condições das aeronaves e dos aeroportos, gargalos e perspectivas para o setor. A data da reunião ainda não foi definida.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Ensino de defesa civil na escola está na pauta da Comissão de Educação — Senado Notícias

Um projeto de lei que inclui noções de defesa civil como conteúdo obrigatório do ensino…

2 horas ago

Proteção de dados na prática: por onde o pequeno negócio deve começar | ASN Tocantins

Em um contexto em que a correta gestão de dados se tornou mais que uma…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa Atividade realizada na Câmara…

17 horas ago

Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos Exigências…

18 horas ago

Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima…

18 horas ago