Ampliação de parceria entre Sindicato Rural e Polícia Militar estenderá segurança nas comunidades atendidas pelo 10º Batalhão em Arraias e região
O 10º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Arraias e responsável pelas cidades de Arraias, Conceição do Tocantins, Combinado, Novo Alegre, Taipas e Lavandeira possui extensa área rural e, assim, desde o ano de 2022 iniciou tratativas para implantação da Patrulha Rural. Ainda no comando do Tenente-coronel PM Leonardo Amorim Teixeira, buscou parcerias para que a ação se consolidasse.
Já no novo comando, do Tenente-coronel PM Gleidison Carvalho, a proposta deve ser ampliada, com a chegada de mais uma viatura no campo, aumento do cadastramento das propriedades rurais, reforço no armamento especializado, criação de Redes Comunitárias de Segurança – RCS e capacitações para a tropa sobre assuntos ligados à área rural. A ação faz parte do Plano de Comando do atual comandante e inclui outras ações de interesse administrativo, humano e operacional.
A unidade conta atualmente com ações voltadas ao homem do campo, seja proprietário de imóveis em área rural, sejam trabalhadores destas áreas. Seguindo o plano de comando institucional, o Policiamento Ostensivo Rural consiste na atividade sistemática, de preservação da ordem pública, executada no meio rural, por policiais capacitados, objetivando prevenir e reprimir delitos em áreas rurais, como foco no policiamento preventivo e de proximidade.
Nesta semana, o comando da unidade recebeu a visita do presidente do Sindicato Rural de Arraias, Peter Judson Vieira de Oliveira, bem como do ex-comandante da unidade, Tenente-coronel Leonardo Amorim Teixeira, cujo encontro propiciou aproximação do sindicato rural com a unidade e apresentação das propostas do comando para a área rural.
Conforme o comandante destacou, compõem o seu Plano de Comando o incremento das Patrulhas Rurais com mais uma viatura no campo, para reforço operacional e aumento do cadastramento das propriedades rurais. Foi solicitado ainda ao comando institucional o reforço no armamento especializado, com novos fuzis e instrumentos de menor potencial ofensivo.
Há ainda a proposta de criação das Redes Comunitárias de Segurança – RCS, projeto que já é destaque no estado. As RCS são redes de integração entre a comunidade, Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública. Tendo como objetivo identificar, priorizar e resolver os problemas que afligem a comunidade local, sobretudo a partir da estruturação em redes, cujo ponto central estratégico é a disseminação de informações, ordens e argumentos, atingindo o maior público mobilizado e mobilizador possível.
A ampliação das ações voltadas ao homem do campo inclui também capacitações para a tropa sobre assuntos ligados à área rural. A instituição tem realizado capacitações para o reconhecimento de defensivos agrícolas, máquinas e implementos, bem como há previsão de mais um curso de Patrulha Rural, cujo envio de militares do 10º BPM é prioridade para a ampliação das equipes.
Para o comandante da unidade, Tenente-coronel PM Gleidison Carvalho, as ações previstas para o fortalecimento da segurança voltada ao campo é prioridade em seu comando, destacando a necessidade de ampliação das parcerias entre a instituição, sindicatos e sociedade civil organizada. Segundo ele, “quando a sociedade e instituições abraçam a segurança pública, todos ganham. Quem perde é a criminalidade”.
Para o presidente do Sindicato Rural, senhor Peter, a parceria iniciada com a antiga gestão do tenente-coronel Leonardo gerou muitos frutos positivos e este é um ponto que deve servir de base para a continuidade da parceria. “O Sindicato Rural está à disposição do atual comandante, bem como tem total interesse em fortalecer a parceria para que a segurança do campo seja ampliada”, finalizou.
Comentários estão fechados.