A Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou, no último dia 16, projeto de lei da vereadora MaryCats da Causa Animal ( Podemos), que torna obrigatória a instalação de placas informativas em unidades de saúde públicas e privadas, garantindo aos pacientes e acompanhantes conhecimento sobre seus direitos.
A ação tem como objetivo divulgar o direito das mulheres de serem acompanhadas durante consultas, exames e procedimentos, conforme estabelece a Lei Federal nº 14.737, de 27 de novembro de 2023.
De acordo com a proposta, as placas deverão estar em locais visíveis e conter informações claras sobre o direito da paciente de escolher um acompanhante maior de idade, bem como a garantia de que, em casos de sedação, a unidade de saúde disponibilize um profissional da área, preferencialmente do sexo feminino, para acompanhá-la.
A vereadora destaca que a iniciativa visa assegurar que as mulheres tenham pleno conhecimento de um direito fundamental já garantido em lei, contribuindo para mais segurança, conforto e bem-estar emocional durante os atendimentos.
“Muitas vezes, a falta de informação impede que as mulheres usufruam desse direito. A fixação das placas vai reforçar a transparência, prevenir situações de risco e assegurar um atendimento mais humanizado”, explicou a vereadora.
Segundo a parlamentar, a medida não gera custos expressivos aos estabelecimentos de saúde, já que as placas podem ser confeccionadas com investimento mínimo. Em contrapartida, os benefícios sociais e psicológicos para as mulheres atendidas são imensuráveis.
Texto: Assessoria de Comunicação da Vereadora MaryCats
O XVIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi…
Rede Municipal de Ensino de Palmas inicia período de rematrículas para ano letivo de 2026…
A cerimônia de abertura do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos foi realizada na noite…
Prefeitura de Palmas integra Conselho Consultivo do Centro de Inovação da Fapto InovaFapto objetiva consolidar…
Parque Solar Municipal de Palmas é exemplo de energia sustentável em painel temático na conferência…
A manhã do segundo dia do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos começou intensa e…