Foto: FIETO
Como pai de duas meninas iniciando a vida escolar e de outros dois que já concluíram o ensino regular, acompanho de perto a revolução que a educação tem passado. O ensino tradicional é cada vez mais desafiado a chamar a atenção de alunos com acesso a tantas novidades e tecnologias. A inovação chegou para ficar também como uma necessidade nas metodologias de ensino em sala de aula.
À frente do Serviço Social da Indústria, instituição que completa hoje, 08 de julho, 30 anos de atuação no Tocantins, tenho a grata satisfação de concluir que estamos no caminho certo. Duas novas escolas do SESI Tocantins estão na agenda, com tecnologia e recursos didáticos que não só acompanham, mas incentivam essa revolução tecnológica nas escolas.
As duas escolas do SESI já existentes no Tocantins, uma em Gurupi e outra em Araguaína, já trabalham, por meio das mais diversas tecnologias, robótica e outros recursos, à demonstração prática de como aquele conteúdo oferecido em sala de aula faz parte do nosso dia a dia. Antes da obrigatoriedade de implementação, o Novo Ensino Médio já era realidade na Escola SESI, direcionando o aprendizado dos alunos para áreas de conhecimento que despertem o seu interesse, sendo pioneiro na implantação.
Mas volto à grande novidade a qual me levou a essa certeza que menciono aqui. Começamos a história desses 30 anos no Tocantins com sede em Araguaína, no norte do estado, que também abrigou nossa primeira escola do SESI. O tempo passou, essa revolução tem acontecido e reforçado a necessidade de ter instalações físicas ainda mais amplas e modernas, o que será realidade a partir de 2023. Teremos uma nova estrutura para a Escola SESI de Araguaína, que retorna para o Centro de Atividades do Trabalhador – CAT.
Uma nova unidade educacional, a maior do estado, também está planejada para começar suas atividades em 2024, contemplando a capital Palmas. Nela, teremos também, recursos e tecnologia dentro das salas de aulas que, nesse futuro breve, deixarão cadernos e carteiras escolares tradicionais para dar espaço à computadores e espaços modulares adaptáveis à aula e ao tema do dia.
Estes investimentos buscam expandir em todo estado a transformação dos trabalhadores da indústria e dependentes, por meio da educação, serviços para saúde e segurança no Trabalho e Promoção da Saúde, presentes na missão do SESI. Os 30 anos de história do SESI Tocantins somam a importância do passado com o aprendizado do presente e os desafios do futuro.
Roberto Pires é presidente do Sistema FIETO/ Diretor Regional do SESI/TO.
Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…