Categories: Política

CCDD adia votação de proteção a crianças em ambiente digital — Senado Notícias


A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) começou a discutir nesta quarta-feira (13) o projeto de lei que visa proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais. O PL 2.628/2022, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), contou com um substitutivo apresentado pelo relator, o senador Flávio Arns (PSB-PR), que leu seu relatório. O senador Esperidião Amin (PP-SC), no entanto, pediu vista e a votação do projeto foi adiada.

Relator, Flávio Arns chamou a atenção para o fato de que o texto estabelece obrigações a provedores e plataformas na internet para proteger as crianças. 

—  Aqui não falamos de TikTok, de WhatsApp, de YouTube, de streaming ou coisas semelhantes, falamos da proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. Como é algo muito dinâmico, não sabemos que plataforma haverá no ano que vem, a todo instante é uma novidade, nos detemos nos princípios. A proteção da criança e do adolescente é o que todos que vierem a aparecer terão que garantir — asseverou. 

Esperidião Amin, no entanto, disse ter recebido “preocupações objetivas” com o projeto e que precisa estudar melhor a matéria, razão pela qual pediu vista.

Com regras para redes sociais, aplicativos, sites, jogos eletrônicos, softwares, produtos e serviços virtuais, o projeto determina que os provedores devem criar mecanismos para verificar a idade dos usuários, impõe supervisão do uso da internet pelos responsáveis, obriga provedores de internet e fornecedores de produtos a criar sistemas de notificação de abuso sexual e oferecer configurações mais protetivas quanto à privacidade e à proteção de dados pessoais, entre outras medidas. 

Crimes

O texto impõe a todos os produtos e serviços de tecnologia a criação de mecanismos para impedir, ativamente, o uso por crianças e adolescentes quando não tiverem sido desenvolvidos para esse público ou quando não forem adequados a ele. Esses fornecedores deverão tomar providências para prevenir e mitigar práticas como bullying, exploração sexual, e padrões de uso que possam incentivar vícios e transtornos diversos. 

A disponibilização de mecanismos de controle parental, para impedir a visibilidade de determinados conteúdos, limitar a comunicação direta entre adultos e menores de idade e restringir o tempo de uso, será outra obrigação imposta a tais serviços e produtos. 

Autora de uma emenda acatada por Flávio Arns no substitutivo, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que a análise do projeto deve ser feita com urgência. 

—  Vocês são diplomáticos demais, o projeto é de 2022, se trata de proteção da infância. Isso tem que ser aprovado na semana que vem, não dá mais. Se as plataformas não dão conta de proteger as crianças, o problema é deles. A minha obrigação e desse Senado é proteger as crianças. Tem interesses econômicos acima da infância? Não vamos suportar mais isso, vim para essa comissão, depois de muita luta, só por causa desse projeto — declarou. 

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) reiterou a preocupação. 

— O ambiente digital é bastante perigoso, ninguém sabe quem está do outro lado da tela. E com novas ferramentas de tecnologia, com inteligência artificial inclusive, isso passa a ser um assunto ainda mais preocupante para os pais, cuja participação é importante demais. Eles precisam saber o que os filhos têm visto ou com quem têm conversado na internet. Não existe a privacidade das crianças, mas sim a obrigação e responsabilidade dos pais — pontuou. 

Nova data

A discussão sobre o projeto deverá ser retomada na próxima sessão da CCDD, inicialmente prevista para o dia 27 de novembro, em função do feriado pelo Dia da Consciência Negra na próxima quarta-feira (20). Contudo, após pedido de marcação de sessão extraordinária feito por Damares, a apreciação poderá ocorrer na terça-feira (19), a depender da aprovação do presidente da comissão, senador Eduardo Gomes (PL-TO). 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

7 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

9 horas ago

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

11 horas ago

Sebrae revela vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios | ASN Tocantins

As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…

11 horas ago

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…

14 horas ago