Categories: Estado

CCJ aprova projeto que protege pessoas incapazes de expressar vontade contra prescrição de direitos – Notícias


30/05/2025 – 09:18  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Ricardo Ayres recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1147/23, que impede o prazo de prescrição de processos na Justiça corra contra aqueles que, por causa transitória ou permanente, não possam exprimir sua vontade. A proposta altera o Código Civil.

Como tramita em caráter conclusivo pode ser agora analisado pelo Senado, se não houver recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

A prescrição acontece quando uma pessoa perde o direito de entrar na Justiça porque demorou demais para pedir. Hoje, a lei já protege quem tem menos de 16 anos, impedindo que esse prazo corra contra eles.

Mudanças
Antes, o Código Civil impedia o andamento desse prazo contra todas as pessoas consideradas absolutamente incapazes, ou seja, aquelas que, por doença ou deficiência intelectual, não tivessem condições para exercer os atos da vida civil.

Mas, com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, essas pessoas passaram a ser consideradas relativamente incapazes, o que deu mais autonomia a elas. Com isso, o prazo de prescrição voltou a correr, o que gerou dúvidas e preocupações sobre a proteção desses indivíduos.

Segurança jurídica
Segundo o autor, deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), o objetivo do texto é garantir segurança jurídica ao entendimento de que pessoas com deficiência mental ou intelectual podem ser consideradas absolutamente incapazes do ponto de vista civil.

O relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), defendeu a aprovação da medida para deixar expresso no Código Civil que a prescrição não corre contra aquele que por enfermidade, permanente ou transitória, não puder exprimir a vontade. “Estancando qualquer dúvida a respeito da garantia das pessoas com deficiência contra o fluxo do prazo prescricional”, disse.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande Programação conta com mais…

1 hora ago

Empreendedorismo, regularização fundiária e geração de empregos impulsionam desenvolvimento econômico de Palmas  | Prefeitura Municipal de Palmas

Empreendedorismo, regularização fundiária e geração de empregos impulsionam desenvolvimento econômico de Palmas  Ações da Secretaria…

15 horas ago

Alunos de Palmas conquistam duas medalhas de ouro e colocam a rede municipal em destaque nacional na Obmep 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos de Palmas conquistam duas medalhas de ouro e colocam a rede municipal em destaque…

16 horas ago

Confiança que acolhe: famílias relatam segurança e desenvolvimento das crianças atendidas nos Cmeis da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Confiança que acolhe: famílias relatam segurança e desenvolvimento das crianças atendidas nos Cmeis da Capital…

16 horas ago

estaurantes comunitários de Palmas funcionarão nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 31 | Prefeitura Municipal de Palmas

estaurantes comunitários de Palmas funcionarão nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 31 Equipamentos públicos não abrirão…

17 horas ago