Categories: Política

CDH analisa apoio escolar para alunos da educação especial — Senado Notícias


O projeto que torna obrigatória a oferta do profissional de apoio escolar a estudantes da educação especial é uma das dez matérias a serem analisadas pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), na quarta-feira (22), a partir de 11h.  

O PL 4.050/2023 tem como relatora a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), que apresentou voto favorável, e é de autoria da deputada Amália Barros (PL-MT), que faleceu no dia 12 de maio, aos 39 anos. De acordo com o texto, já aprovado na Câmara, o profissional de apoio escolar exercerá atividades de auxílio à alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atuará em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas. 

De acordo com o projeto, a presença desse profissional será declarada necessária por meio de avaliação pedagógica. A sua atuação já está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ainda pela proposta, o profissional de apoio escolar não terá a autorização para interferir em técnicas ou procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas, como médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas.

A indicação do profissional deverá constar no plano de atendimento educacional especializado do estudante, a ser atualizado periodicamente, na forma do regulamento, considerando as necessidades e progressos do aluno. Esse plano deverá ser elaborado pelos profissionais da educação em conjunto com os responsáveis legais, convidados os profissionais da saúde quando necessário.

Caso aprovado, o PL 4.050/2023 seguirá para análise da Comissão de Educação (CE).

Licenças

A CDH pode votar ainda o Projeto de Lei Complementar (PLP) 167/2023, que amplia os prazos de estabilidade provisória, licença-maternidade e licença-paternidade em caso de recém-nascido com deficiência.

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), concede às trabalhadoras o direito a 120 dias de licença-maternidade e uma estabilidade provisória de até cinco meses após o parto. O projeto amplia os dois prazos para 180 dias. A proposta também amplia o prazo da licença-paternidade, passando dos atuais cinco dias para até 60 dias em caso de pais de recém-nascidos com deficiência.

Da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), a matéria recebeu parecer favorável do senador Romário (PL-RJ). Se aprovada, a proposta vai para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Reparação civil a vítimas

Também com parecer favorável da senadora Professora Dorinha Seabra, o PL 4.186/2021, da Câmara dos Deputados, é o primeiro item da pauta da CDH. O projeto, da deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP), aumenta o prazo de prescrição civil de 3 anos para 20 anos ao pedido de reparação civil, com indenização às pessoas que foram vítimas de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Ainda de acordo com a proposta, o prazo de prescrição para a reparação civil a ser exigida do autor do crime passa a ser contado apenas a partir da data em que a vítima completar 18 anos. 

Caso aprovado, o projeto seguirá para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Atendimento psicossocial

A pauta contém ainda a proposta de lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para garantir atendimento médico e psicossocial a crianças e adolescentes com pais ou responsáveis que tenham sido presos ou vitimados por grave violência (PL 1.151/2023). A iniciativa, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), estende as políticas do ECA, que já preveem tratamento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão. O relatório favorável também é de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra. Caso aprovado, o texto segue para a CCJ.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas lança programa Tigela Cheia e realiza posse do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança programa Tigela Cheia e realiza posse do Conselho Municipal de Proteção…

12 minutos ago

Palmas avança com infraestrutura e executa pavimentação em mais ruas da Baixada do Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas avança com infraestrutura e executa pavimentação em mais ruas da Baixada do Jardim Aureny…

41 minutos ago

Sistemas do Judiciário do Tocantins passam por atualização técnica neste fim de semana e podem apresentar lentidão

Os sistemas do Poder Judiciário do Estado do Tocantins passarão por uma atualização técnica programada…

43 minutos ago

Prefeitura capacitou mais de mil servidores em 2025 pela Escola de Governo de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura capacitou mais de mil servidores em 2025 pela Escola de Governo de Palmas Ao…

1 hora ago

Prefeitura e CDL Palmas incentivam decoração natalina do comércio com a competição ‘Comércio Luz’ | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura e CDL Palmas incentivam decoração natalina do comércio com a competição ‘Comércio Luz’ A…

2 horas ago

Exposição Itinerante “Vozes Silenciadas” é exibida em Gurupi, no sul do Estado

Promovida pelo Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Comissão de Gestão da Memória e…

2 horas ago