Categories: Estado

”Cenário é ameaçador”, alerta palestrante sobre realidade atual da saúde suplementar


“É ameaçador, porque existe uma série de situações que estão se configurando a curto prazo e que têm o potencial de inviabilizar a sobrevivência das operadoras de planos de saúde”, alertou o médico Ricardo do Val Souto, representante da saúde suplementar, ao falar sobre “A realidade da judicialização da saúde suplementar e os mecanismos que regulam o sistema”. O médico foi um dos palestrantes do Simpósio o Direito e a Saúde: em foco a judicialização da saúde, realizado nesta sexta-feira (30/6), no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

Segundo o palestrante, está ficando difícil manter os planos de saúde devido a várias questões, como: fraudes, aumento da utilização, aumento dos preços de consumo médico e judicialização. “Quem vai pagar a conta será sempre o consumidor”.

Essa realidade, conforme  Val Souto, pode acabar repercutindo diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). “As pessoas não vão ter condições de manter seus planos e vão procurar o SUS”, destacou.

 

Solicitações abusivas

Usando obras da literatura e do cinema, durante palestra, Val Souto falou de questões acerca de solicitações abusivas de exames complementares por parte de alguns médicos. Como exemplo, Souto citou a indicação de prestadores, a comercialização de medicamentos e a prescrição de medicamentos de alto custo e a exigência de modelos/marca/ fornecedores específicos.

Desta forma, o palestrante falou sobre o lado médico e, também,  o das operadoras, bem como os mecanismos que lançam mão para tentar evitar, principalmente, “a atuação dos maus médicos, que acabam lucrando indevidamente com a saúde dos pacientes”, frisou.

 

Segunda opinião

Para Ricardo Souto, é sempre importante ter uma segunda opinião, além do ponto de vista médico. “O juiz, quando vai tomar uma decisão, ele precisa escutar, talvez, o aspecto técnico da coisa”, disse. “Muitas vezes, a decisão do médico pode estar contaminada por interesses mercantilistas”, ressaltou.

A mesa da palestra foi coordenada pela juíza Flávia Afini Bovo, diretora do Fórum da Comarca de Palmas.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

CDH votará projeto que estimula voluntariado entre jovens — Senado Notícias

O projeto de lei que prevê incentivos ao trabalho voluntário dos jovens (PL 4.159/2023) é…

4 horas ago

Senadora Professora Dorinha vota pela prisão preventiva de 21 investigados na CPMI do INSS • Senadora Professora Dorinha

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, na noita desta segunda-feira (1°),…

5 horas ago

Senadora Professora Dorinha propõe construção de plano estadual de resíduos sólidos no Tocantins • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha (União) abriu, nesta quinta-feira (4), em Palmas, o Encontro Estadual pela…

6 horas ago

Senado celebra na sexta-feira os 40 anos do Programa Calha Norte — Senado Notícias

O Senado promove na sexta-feira (12), a partir das 14h, uma sessão especial para comemorar…

7 horas ago

Senadora Dorinha celebra investimento de R$ 33 milhões para 192 novas moradias do MCMV em Palmas • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) comemorou a publicação da Portaria MCID nº 996, de…

7 horas ago

Comissão aprova direito do consumidor de examinar o produto no ato da compra – Notícias

08/09/2025 - 15:53   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Aureo Ribeiro, relator da proposta A Comissão…

8 horas ago