Com o apoio da Prefeitura de Palmas, o Círio de Nazaré Palmense chega à sua 9ª edição que acontece da próxima quinta-feira, 6, até o sábado, 8, reunindo milhares de fiéis em um dos principais eventos religiosos da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes, a celebração, organizada pela Arquidiocese de Palmas, integra o calendário oficial de eventos do Município e contribui para o fortalecimento do turismo religioso, segmento que cresce em todo o país e movimenta diferentes setores da economia local.
De acordo com o Ministério do Turismo, o turismo religioso movimenta aproximadamente R$ 15 bilhões por ano no Brasil, gerando emprego e renda em áreas como hotelaria, transporte, alimentação e comércio. Em Palmas, o impacto é perceptível em períodos que concentram grandes celebrações religiosas, que atraem visitantes de diversos municípios e estados.
A secretária municipal de Turismo, Juventude e Esportes, Ana Paula Setti Nogueira, destaca que a realização de eventos como o Círio reforça o posicionamento de Palmas como destino de fé e acolhimento. “O turismo religioso é uma oportunidade de diversificar o fluxo de visitantes, fortalecer a economia e valorizar nossa cultura. Eventos desse tipo movimentam hotéis, restaurantes e o comércio local, além de divulgar Palmas como uma cidade acolhedora e preparada para receber diferentes públicos”, afirmou.
Círio de Nazaré
De acordo com o padre Fábio Gleiser, coordenador do evento, a edição anterior reuniu cerca de seis mil pessoas, número que confirma o crescimento da manifestação religiosa na Capital. “O Círio representa uma festa de evangelização e comunhão, em que recordamos nossa caminhada de fé rumo a Deus”, destacou o padre.
A programação deste ano prevê a chegada em Palmas, vinda de Belém (PA), da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na quinta-feira, 6 de novembro. No dia seguinte, a imagem segue em peregrinação para Porto Nacional, retornando à Capital no dia 8 de novembro, quando estão previstas visitas a hospitais, levando mensagens de solidariedade e esperança. O evento será encerrado com missa às 18h30, na Casa de Maria.
Texto: Bruna Moura – estagiária sob supervisão da jornalista Josiane Mendes
Edição: Juliana Matos
1/1
Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…
Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…
Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral…
Prefeitura de Palmas inicia trabalho multissetorial do Programa de Parcerias e Investimentos Reunião contou com…
FCP divulga lista de eleitos para câmaras setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de…
Prefeitura de Palmas adota castração como estratégia para mais saúde e controle populacional de cães…