A manhã desta terça-feira, 7, foi marcada por música, emoção e integração cultural no auditório do Palácio Araguaia – Governador José Wilson Siqueira Campos, durante a recepção à caravana internacional de educadores de Leiria, Portugal. O evento teve como destaque as apresentações do Centro Municipal de Educação Infantil de Palmas (Cmei) Amâncio de Moraes e da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, que encantaram o público com a Orquestra Musical e a Orquestra Intergeracional, unindo crianças e idosos da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) em uma celebração de aprendizado e inclusão.
As crianças do Cmei e os acadêmicos da UMA apresentaram a ‘Orquestra de Papel’, com instrumentos confeccionados a partir de materiais recicláveis. A performance levou o público a acompanhar de pé as melodias executadas em conjunto, simbolizando a harmonia entre gerações e o poder transformador da educação.
O encontro também marcou o lançamento da Universidade da Maturidade Atípica e da UMA Libras, iniciativas que reforçam o compromisso da Capital com uma educação acessível, diversa e voltada à inclusão social.
De acordo com a diretora do Cmei Amâncio de Moraes, o projeto intergeracional tem proporcionado experiências únicas de aprendizado e convivência. “As crianças aprendem com os idosos valores como respeito, empatia e escuta. É um exercício de educação para a vida, que ultrapassa os muros da escola”, destacou.
A coordenadora da UMA, doutora Leila Barbosa Osório, ressaltou que as novas universidades representam mais um passo na consolidação de uma educação inclusiva. “A UMA Atípica e a UMA Libras nascem com o propósito de valorizar a diversidade e ampliar o acesso à educação para todos”, afirmou.
Representando a caravana portuguesa, o professor Ricardo Filipe da Silva Pocinho, da Universidade da Maturidade de Soure, destacou o impacto do intercâmbio. “É inspirador ver como Palmas tem promovido experiências educativas que unem gerações e valorizam a inclusão. Essa troca entre Portugal e Brasil fortalece nossas práticas pedagógicas”, observou.
Texto: Milena Botelho
Edição: Denis Rocha
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