Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas estão nesta semana realizando uma série de atividades voltadas à Semana do Comer. A iniciativa que busca incentivar hábitos alimentares saudáveis entre as crianças atendidas na rede segue até sexta-feira, 29.
As programações incluem rodas de conversa, contação de histórias, oficinas culinárias, degustações e momentos lúdicos. Os educadores aproveitam para apresentar de forma divertida a importância da ingestão das frutas, verduras e alimentos naturais no dia a dia.
Segundo a diretora da Educação Infantil, Jordana Fernandes Jácomo, a proposta das dinâmicas da Semana do Comer vai além da sala de aula. “Além de envolver toda a equipe da unidade educacional e as crianças, todas as famílias também são convidadas a participar com receitas caseiras e experiências que reforçam o cuidado com a alimentação tanto na escola quanto em casa”, conta.
Para a superintendente de Gestão Escolar, Maria Antônia Almeida, a semana é mais uma oportunidade para despertar a curiosidade e o prazer por alimentos saudáveis. “Todas as programações dos nossos Cmeis são ricas em criatividade e conhecimento, o que facilita mostrar para os nossos pequenos que comer bem também pode ser gostoso e divertido”, elogiou a gestora.
Unidades
Todos os Cmeis estão promovendo de forma criativa e simultânea as atividades para marcar mais uma edição desta ação que integra o calendário anual da rede municipal de ensino da Capital. No Cmei Aconchego, localizado no Jardim Aureny IV, as crianças participaram dos momentos de contação de história com o tema “O piquenique do tomatinho e a galinha Maricota”. Também aprenderam o que a horta produz e sobre quais as folhas comestíveis, conheceram o território das frutas e até o final da semana ainda vão prestigiar a exposição e degustação de frutas na área externa da unidade.
A equipe do Cmei Araras, situado no Recanto das Araras, escolheu como tema “O cerrado alimenta, a infância floresce” e programou rodas com cantigas populares e exposição de frutas e comidas regionais. A unidade montou uma cozinha experimental para a produção de sucos e receitas saudáveis e desafios entre as crianças e famílias para ensinar suas receitas preferidas.
No Cmei Lucas Ruan, em Taquaralto, os educadores organizaram também o Dia “D” da Alimentação Saudável, que inclui bate-papos sobre alimentação saudável, montaram um gráfico do alimento preferido da criança. As crianças terão ainda brincadeiras com a caixa surpresa das frutas, intervenções artísticas com frutas ou verduras utilizando tintas e brincadeiras como amarelinha das frutas, dentre outras.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos
1/1
Portaria Nº 3526/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 17 de outubro de 2025 Dispõe sobre a escala…
ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses Competição arrecada alimentos que…
Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou novo edital de chamamento público para selecionar 30 juízes e…
Campanha promove manhã de atividades físicas para pessoas idosas no Parque Cesamar Evento integra campanha…
Conselho Fiscal do Previpalmas realiza reunião ordinária para apreciação das prestações de contas de 2022…