Categories: Estado

CNJ e Enfam abrem inscrições para curso sobre saúde mental e direitos humanos


Estão abertas, até 22 de agosto, as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em saúde mental e direitos humanos, voltado a juízes e juízas federais, estaduais e eleitorais. A formação será realizada de 28 de agosto a 3 de outubro, com carga horária de 30 horas-aula e 40 vagas disponíveis. A inscrição pode ser feita pelo EducaEnfam.

A capacitação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) no âmbito do programa Fazendo Justiça. Está alinhada às metas do plano Pena Justa, reforçando o compromisso institucional com a Política Antimanicomial do Poder Judiciário.

O curso será dividido em quatro unidades temáticas: Saúde Mental, Direitos Humanos e Diretrizes do SUS (enfoque conceitual, histórico e normativo); Saúde Mental e Sistema Prisional (papel do Judiciário na implementação da Política Antimanicomial); Saúde Mental e Sistema Socioeducativo (atuação articulada com o Sistema de Garantia de Direitos); e Desinstitucionalização (parâmetros para ações do Judiciário em relação ao redirecionamento para o tratamento fora dos hospitais de custódia).

O objetivo do curso é capacitar magistradas e magistrados para desenvolver estratégias e soluções voltadas à proteção e à garantia dos direitos humanos de pessoas com transtorno mental e deficiência psicossocial, incluindo adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A formação também promove a necessária articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede de proteção social, com base nas normativas vigentes.

Segundo o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Luís Lanfredi, “a capacitação de magistrados com foco na Política Antimanicomial é essencial para que decisões estejam alinhadas às garantias de direitos e ao cuidado em liberdade, fortalecendo uma atuação mais humana e comprometida com a dignidade das pessoas em sofrimento mental”.

O processo de inscrição e seleção considerará a Política de Ações Afirmativas da Enfam. Serão garantidas condições de acessibilidade, incluindo, quando necessário, tecnologias assistivas como Libras, legendagem e audiodescrição.

Política Antimanicomial

A capacitação integra esforços recentes do CNJ para fortalecer a política antimanicomial no Judiciário. O Conselho publicou recentemente relatório que mostra avanços em todas as unidades da federação: todos os tribunais já implementaram ou apresentaram planos de ação para efetivar a Resolução CNJ n. 487/2023. O CNJ lançou também os Manuais de Inspeções Judiciais nos Estabelecimentos de Privação de Liberdade, com destaque para o Caderno de Inspeções Mensais n. 5, que orienta a atuação do Judiciário no acesso à saúde integral, incluindo a atenção a pessoas com transtornos mentais sob custódia.

Essa ação está alinhada às metas nacionais do Plano Nacional Pena Justa: adoção de parâmetros nacionais em todos os tribunais para tomada de decisão para crimes e perfis específicos, como a implementação do fluxo da Resolução CNJ n. 487/2023 na porta de entrada, assegurando a vedação de ingresso de pessoas com transtorno mental em hospitais de custódia e estabelecimentos prisionais* (Indicadores: 1.1.3.2.3.3, 2.2.2.7.1.1, 2.2.2.7.2.1, 2.2.2.7.3.1, 2.2.2.7.4.1); e a implantação de estratégia de promoção da saúde mental dos servidores e das servidoras penais, com Núcleos de Saúde e Qualidade de Vida (Indicadores: 2.5.1.2.1.1 e 2.5.1.2.2.1).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) define metas e prioridades para nova gestão de 2026

Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…

57 minutos ago

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…

2 horas ago

Judiciário do Tocantins emplaca propostas de enunciados sobre uso de WhatsApp e precatórios em congresso nacional do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…

2 horas ago

Guia de Segurança Alimentar de Palmas é premiado em Fórum Nacional de Nutricionistas | Prefeitura Municipal de Palmas

Guia de Segurança Alimentar de Palmas é premiado em Fórum Nacional de Nutricionistas Material é…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas garante ampla oferta de serviços de saúde no Dia D pela Primeira Infância neste sábado, 29 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas garante ampla oferta de serviços de saúde no Dia D pela Primeira…

3 horas ago