Categories: Estado

Com 82 títulos em Porto Nacional, Tocantins fecha semana de regularização com mais de 2,5 mil documentos entregues


Depois de percorrer cerca de 3 mil quilômetros, a equipe do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), chegou a Porto Nacional na noite desta sexta-feira (1º/9) para a entrega de 82 títulos de legalização fundiária a moradores do setor Nova Capital, encerrando as ações da 1ª Semana Nacional de Regularização Fundiária – Solo Seguro. Superando expectativas, o Tocantins fechou a semana com mais de 2,5 mil documentos entregues.  

No município portuense, entre os moradores beneficiados está o autônomo Valeston Tavares Fontoura, de 64 anos. Morando no setor Nova Capital desde 1989, ele lembra das dificuldades que passou. “Eu fui um dos primeiros moradores. A energia fomos nós que colocamos, compramos uns postes de madeira e colocamos”, conta. Apesar de tanto tempo, somente agora ele conseguiu o documento da casa.  “A gente ficava naquela preocupação de alguém registrar por fora e dizer que era dono. Mas graças a Deus, agora estou muito feliz de estar aqui hoje, é muito boa essa sensação de pegar no documento da minha casa”.

“Estou muito feliz. É um alívio ter o que é da gente, né?”, destaca a dona de casa Ivoneide Gomes da Silva, de 60 anos, também moradora do setor há mais de 30 anos. Na época em que comprou o imóvel, ela conta que recebeu só uma certidão de compra e venda e nunca teve condição financeira de escriturar. Quando descobriu que conseguiria o documento sem precisar pagar nada, começou a torcer para que o processo desse certo. “Aí eu fui e consegui fazer a ficha”, detalhou, acrescentando que agora conseguiu realizar um sonho.

Seu Valeston, dona Ivoneide e mais de 2,5 mil tocantinense comemoram a conquista do título fundiário de seus imóveis concedidos durante a Semana Nacional de Regularização Fundiária, realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça no Tocantins (CGJUS) de 21 de agosto a 1ª de setembro, período em que foram visitados 15 municípios para a realização de entregas de títulos, oficinas de capacitação dos servidores que atendem os municípios, audiências públicas e palestras. 

Balanço
Ao fazer a entrega de títulos em Porto Nacional, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vandramini Rosal, enfatizou que a semana foi bastante produtiva e que a CGJUS encerra esse trabalho com sentimento de gratidão. “A gente está muito feliz pelo resultado que tivemos”, destacou, citando a parceria dos municípios, cartórios e Tocantins Parceria. “Os números nos animam, porque dos 139 municípios do Estado, 114 são parceiros do Poder Judiciário para agilizar esse programa da regularização fundiária”, disse, lembrando que, desde que o programa começou, em 2018, já foram entregues cerca de 10 mil títulos. 

Na ocasião, o juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães, reforçou que a regularização fundiária é resultado de um trabalho em equipe. “A regularização fundiária só acontece se o Poder Judiciário e Executivo, juntamente com os cartórios de registro de imóveis, se unirem em prol de um bem maior, que é respeitar as pessoas, promover dignidade às pessoas e fazer efetivar a Constituição”, falou, acrescentando que o direito à moradia digna passa pela necessidade da regularização fundiária.

“Foi preciso esse conjunto de parcerias, de unidade, porque só o prefeito municipal não tem as condições e legitimidade para que pudesse fazer essa entrega”, disse o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel Gama, durante o evento. “Aos poucos, nós estamos conseguindo fazer entregas. Estou tendo o prazer de, pela segunda vez, entregar títulos”, complemnetou, afirmando que o trabalho de regularização fundiária vai continuar. 

Selo Ouro
Na oportunidade, a Corregedoria-Geral da Justiça concedeu ao prefeito Ronivon Maciel e à oficiala do Cartório de Registro de Imóveis de Porto Nacional, Bertilha Alves Leite, na ocasião representada pela oficiala substituta, Gisele Leite, o Selo Ouro de responsabilidade social “Quem Regulariza Dignifica”. Reconhecimento foi feito ao longo da semana aos municipios e cartórios que se destacaram no processo de regularização fundiária nos últimos 12 meses. 

Presenças
Participaram do evento o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda; o vereador Salmon Pugas; a juíza da Comarca de Porto, Umbelina Lopes, respondendo pela diretoria do Foro; o secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antonio Lemos Ribeiro; o secretário executivo de regularização fundiária, Thelio Leonardo Perira, e demais secretários.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…

18 horas ago

Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…

19 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…

23 horas ago

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…

23 horas ago

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira, 15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…

24 horas ago

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

1 dia ago