Cinco seletivas já foram realizadas no Tocantins como parte da etapa estadual do campeonato nacional de batalhas de rima de hip-hop. Com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), os eventos têm promovido o talento e o protagonismo juvenil, além da valorização da cultura hip-hop. Nesta quarta, 9, acontece a seletiva Batalha do Indígena, na Praça dos Povos Indígenas, a partir das 19 horas, em Palmas.
Desde o dia 10 de junho, jovens MCs têm ocupado praças e espaços urbanos em Palmas em busca de uma vaga na seletiva estadual que acontecerá em 20 de setembro. A competição definirá o representante tocantinense no Campeonato Nacional de Batalha de Rima. Ao todo, 16 seletivas estão previstas até a data da final, com realizações no interior. A primeira seletiva no interior, sendo a quinta em toda a programação, aconteceu neste domingo, 6, em Gurupi.
Para o secretário Eduardo Azevedo, a iniciativa representa mais do que uma competição artística, é um espaço de afirmação cultural e cidadania para juventudes historicamente marginalizadas. “As batalhas de rima são um potente instrumento de expressão, crítica social e construção de identidade da juventude periférica. Nosso papel enquanto poder público é garantir estrutura para que esses eventos aconteçam com dignidade, respeito e segurança”, afirma o secretário
Próximas seletivas
Além das batalhas já realizadas, outras 11 etapas estão previstas até setembro, incluindo mais seletivas em municípios do interior. A expectativa é ampliar a participação de jovens MCs de diferentes regiões do Estado.
Carlos Daniel Ramalho, conhecido como Carlão, é produtor e coordenador cultural do Coletivo Estadual de Batalhas de Rima no Tocantins. Para ele, o apoio da Prefeitura de Palmas tem sido decisivo para o fortalecimento da cultura hip-hop. “É muito bom ver iniciativas voltadas à construção de políticas públicas para a cultura periférica no Tocantins. Esse suporte do Município não fortalece apenas o hip-hop, mas valoriza os jovens da periferia que encontram nesse movimento uma forma de expressão, identidade e transformação social”, destacou.
A final estadual, marcada para 20 de setembro na Praça dos Girassóis, em Palmas, reunirá os vencedores das 16 seletivas para definir quem representará o Tocantins no campeonato nacional. O evento será aberto ao público e deve reunir artistas coletivos culturais e representantes da cena hip-hop local.
Finalistas:
Confira o cronograma:
Texto: Kaio Costa
Edição: Iara Cruz
1/6
Promover inclusão é garantir oportunidades, afetos e pertencimento. Com essa premissa, o Tribunal de Justiça…
Moradores de Palmas levam pets para vacinação e encoleiramento contra calazar Ação ocorreu pela manhã…
População recebe atendimento gratuito em ação de prevenção cardiovascular na região norte de Palmas Iniciativa,…
Prefeitura de Palmas recebe deputado Vicentinho Júnior para anunciar recurso destinado a castrações Parlamentar confirmou…
Palmas apresenta experiências de desenvolvimento urbano na 6ª Conferência Estadual das Cidades Projeto do Parque…
Grandes nomes da música nacional comandarão a programação do 19° FGT Festival Gastronômico de Taquaruçu…