O Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (Previpalmas) alcançou um marco histórico ao regularizar, após oito anos, todas as pendências que impediam o Município de obter o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) na modalidade Administrativa. A documentação recente do Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev) comprova que o Município de Palmas encontra-se sem irregularidades, superando um longo período de inconsistências identificadas desde 2016.
Para o prefeito Eduardo Siqueira Campos, o resultado é fruto de um trabalho sério e de respeito aos servidores. “Trabalhamos com seriedade para corrigir pendências acumuladas ao longo de anos e restabelecer a regularidade previdenciária de Palmas. A conquista do CRP Administrativo é uma vitória da boa gestão, do profissionalismo das equipes do Previpalmas e da visão de que cuidar da previdência é cuidar das pessoas que fazem a nossa cidade funcionar. Seguiremos avançando para garantir segurança, estabilidade e respeito a todos os servidores”, disse.
O extrato de janeiro de 2025 apontava diversos critérios classificados como irregulares, incluindo: caráter contributivo, aplicações financeiras e adequação do Demonstrativo das Aplicações e Investimentos dos Recursos (Dair), utilização de recursos previdenciários, repasses, Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses (Dipr) e equilíbrio financeiro e atuarial, entre outros. Essas pendências, somadas, impediam a emissão do CRP Administrativo, que é um documento essencial para a plena gestão e para a celebração de convênios e contratos que dependem da regularidade previdenciária.
Com o trabalho técnico das equipes do instituto, revisão de procedimentos, readequação dos demonstrativos, envio das informações pendentes e atendimento às exigências da Secretaria de Regime Próprio e Complementar, o Município alcançou a situação regular registrada no extrato atualizado do Cadprev, emitido em dezembro de 2025.
Gestão previdenciária estável
A certificação simboliza o retorno da estabilidade administrativa do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Palmas e representa maior segurança jurídica, melhoria da governança e avanço na política previdenciária municipal. Segundo o presidente do Previpalmas, Raul de Jesus Lima Neto, essa regularização representa um divisor de águas para o instituto. “O Previpalmas volta ao patamar de conformidade que garante transparência, segurança e responsabilidade na gestão previdenciária dos servidores públicos de Palmas. Depois de tantos anos com restrições, hoje podemos afirmar que Palmas está regular e apta a emitir o CRP Administrativo”, destacou o presidente.
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Juliana Matos
O 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ) terminou nesta terça-feira (2/12) após dois dias…
Prefeitura de Palmas realizará fórum comunitário do Selo Unicef nesta quinta, 4 Evento será realizado…
Agentes de proteção e defesa civil participam de curso de salvamento aquático em Palmas Capacitação…
Prefeitura de Palmas cobra esclarecimentos da BRK sobre tarifas, metas e qualidade dos serviços de…
Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas abre inscrições para eleição suplementar Processo visa preencher…
Prefeitura de Palmas apoia encontro empresarial com agências de viagens na quinta-feira, 11 Evento promove…