Categories: Estado

Com mutirão de audiências e diversas ações educativas, TJTO abre 30ª Semana Pela Paz em Casa na próxima segunda-feira (18/8)


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) dá início, na próxima segunda-feira (18/8), à 30ª edição da Semana pela Paz em Casa, uma mobilização nacional que une força judicial e ação social no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Até a próxima sexta-feira (22/8), magistrados e servidores vão intensificar julgamentos e promover atividades educativas em escolas e comunidades, levando informação e prevenção a diferentes regiões do Estado.

Nesta edição, 357 audiências estão pautadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), envolvendo unidades especializadas e criminais de Palmas, Pedro Afonso, Tocantinópolis, Araguacema, Araguaína, Arraias, Filadélfia e Gurupi. Entre os destaques, dois júris populares serão realizados no Tribunal do Júri da Comarca de Palmas, reforçando a resposta célere e efetiva da Justiça.

 

Força-tarefa judicial 
Além disso, o Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), por meio do programa Justiça em Movimento, concentrará mais de 300 audiências durante a semana, com programação que se estende até o dia 29 de agosto. A ação integra o esforço conjunto para acelerar a tramitação dos processos e ampliar a rede de proteção às vítimas.

 

Educação que transforma
Paralelamente à atuação nas unidades judiciais, a programação traz um conjunto de ações educativas. Alunos do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio de dez municípios, incluindo Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Arraias e Dianópolis, participarão de rodas de conversa e palestras sobre prevenção à violência doméstica, alcançando mais de 3 mil estudantes.

Para as crianças do 3º ao 5º ano, a iniciativa Banquinho Vermelho levará atividades lúdicas, pintura e leitura de cartilhas adaptadas para a linguagem infantil, incentivando valores de respeito e equidade desde cedo. A ação vai percorrer 16 cidades tocantinenses e envolver mais de 2 mil alunos.

 

Outras atividades
A programação também contempla atividades culturais e comunitárias. Em Paranã, no dia 20, haverá cine-debate com exibição de filme seguida de conversa sobre violência contra a mulher. Já em Dianópolis, no dia 21, uma caminhada, em parceria com a Universidade do Tocantins (Unitins), reunirá Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Polícia Militar e Delegacia Regional, com parada simbólica no Banco Vermelho e encerramento no Colégio João d’Abreu.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

mais de mil atendimentos são realizados em Itaguatins

Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…

4 horas ago

I Encontro do GGEM fortalece atuação interdisciplinar das Equipes Multidisciplinares do TJTO

Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…

5 horas ago

Portaria conjunta do TJTO e CGJUS moderniza expedição de mandados no eproc e ajusta regras para diligências

A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…

6 horas ago

Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) define metas e prioridades para nova gestão de 2026

Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…

7 horas ago

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…

8 horas ago