Categories: Estado

Com o envolvimento de magistrados, Centro de Inovação do TJTO busca soluções para otimizar custos e utilização inteligente dos recursos naturais


Buscando soluções inovadoras para lidar com o consumo de indicadores que compõem o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), o Comitê Gestor do Centro de Inovação do Poder Judiciário do Tocantins apresentou, em reunião nesta segunda-feira (5/6), o projeto 1ª Maratona do Inovassol (Centro de Inovação), prevista para acontecer no dia 26 de junho. O objetivo é otimizar o processo de coleta e análise de dados, tornando o IDS mais eficiente e com menor impacto ambiental.

O projeto tem como público-alvo diretores de Fórum de Comarcas e demais magistrados, que serão estimulados a contribuírem com ideias inovadoras para o Judiciário tocantinense. 

Durante a reunião, presidida pela desembargadora Ângela Prudente, que é presidente do Comitê Gestor de Inovação, a diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto, apresentou os objetivos, destacando que o projeto surgiu a partir dos inúmeros processos que aportaram na Diretoria-Geral com relação ao consumo nas comarcas, principalmente quanto a questão de energia, água, papel e impressão.

A partir de então foi feito o alinhamento estratégico em relação ao macrodesafio da promoção da sustentabilidade, à Agenda 2030 da ONU e ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário do Tocantins.  Segundo a diretora, a intenção é desenvolver uma solução com a participação dos principais atores dessas demandas.

Por isso, o objetivo é que a maratona seja realizada com a participação de todos os diretores de fórum para que esses magistrados possam ajudar o TJTO a chegar a uma solução viável para economia e utilização inteligente dos recursos naturais.

Na oportunidade, a desembargadora Ângela Prudente agradeceu o empenho do grupo e parabenizou pelo projeto. 

O projeto 1ª Maratona do Inovassol foi desenvolvido pelo grupo de trabalho multissetorial instituído pela Portaria nº 1360, de 31/05/2023, utilizando a metodologia do design thinking, sendo composto pelo juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais (coordenador);  pela diretora do Fórum de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo; pela diretora-geral Ana Carina Mendes Souto; pelo diretor administrativo Ronilson Pereira da Silva; e pelos servidores Leila Maria de Souza Jardim, Ângelo Seraphin, Bruno Odate Tavares, Agnes Sousa Roza e Kamilla Sousa Prado.

 

Cursos na área de inovação

Durante a reunião ainda foi discutida a realização de cursos voltados à inovação pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). 

Entre os presentes à reunião estavam: o juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais; o diretor judiciário Wallson Brito da Silva; coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges),  João Ornato Benigno Brito; a coordenadora da Ouvidoria do Tribunal de Justiça, Alessandra Adorno;  e a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Justiça destina R$ 1 milhão em multas ambientais para revisão do Plano da Bacia do Rio Formoso

A 1ª Vara da Comarca de Cristalândia autorizou o repasse de R$ 1 milhão ao…

2 horas ago

É proibido exigir cadastro e reserva antecipada para passagens grátis a idosos em ônibus semiurbanos, decide Câmara de Direito Público do TJTO

Toda pessoa com mais de 65 anos tem direito à gratuidade em ônibus semiurbanos, que…

5 horas ago

Reunião do comitê de política antimanicomial alinha implantação do Serviço de Residência Terapêutica em Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento…

20 horas ago

Justiça valida ato da Prefeitura de Araguaína e mantém área da Chácara 514 com o município, mas anula desmembramento do imóvel

Um imóvel urbano com área de 13.137,25 m², que teve a incorporação ao patrimônio municipal…

21 horas ago

TJTO abre campanha Varal Solidário 2026 e mobiliza doações para o Pop Rua Jud em Araguaína e Gurupi

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início à campanha Varal Solidário 2026, que…

23 horas ago

Prorrogado prazo de consulta pública sobre desafios do Judiciário até 27/2

O prazo para envio de sugestões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o enfrentamento…

1 dia ago