Categories: Estado

com programa de regularização fundiária, mais 700 títulos de propriedade são entregues no Tocantins


As lágrimas de felicidade que correram pelo rosto da moradora Denise dos Santos Santana ao receber o título de sua propriedade, em Arraias, nesta quinta-feira (27/06), traduzem o sentimento das mais de 700 pessoas que foram beneficiadas ao longo da semana com o documento regularizado do imóvel onde vivem. Entre os dias 24 e 27 de junho, o programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça (Nupref/CGJUS) realizou entregas no Povoado Santa Maria da Morada Nova (Lizarda) e nos municípios de Cariri, Peixe, Rio da Conceição, Taipas, Nova Olinda, Arraias e Porto Nacional.

“Faço parte de um povo sofrido, onde os pais sequer sonhavam em poder proporcionar para seus filhos uma moradia própria. Me lembro do desespero que vivíamos ao terminar o mês e não saber se o pouco dinheiro que a família conseguiu juntar trabalhando daria para arcar com o próximo aluguel. Hoje a geração das minhas filhas não terá mais essa preocupação. Um dos meus maiores medos era de eu chegar a partir e elas ficarem desamparadas, sem um lugar que elas pudessem deitar e dormir despreocupadas e chamar de lar, chamar de minha casa”, disse Denise ao compartilhar um pouco da sua história durante a solenidade de entrega de títulos em Arraias.

O município da região sudeste está na quarta etapa de entrega de títulos da Reurb, totalizando 348 documentos regularizados. Nesta quinta-feira, foram beneficiadas 48 famílias do setor Parque das Colinas – 1ª etapa.

“Avançar na Reurb nos fortalece enquanto cidade, todo mundo ganha com este esforço conjunto, fazendo com que o direito do cidadão seja garantido. Agora vocês passam a ter um endereço, um CEP. Somente com esse documento é possível uma reforma, vender, deixar de herança”, destacou o prefeito Herman Gomes de Almeida sobre os benefícios da regularização fundiária.

Ainda nesta quinta-feira, a quarta etapa de entrega de títulos em Porto Nacional beneficiou a população do povoado Escola Brasil, com a emissão de 108 títulos de propriedade. Pessoas como o servidor público Ângelo Máximo Rodrigues Santiago, que há 56 anos mora na região. “Eu vim para cá criança, com três anos, e sempre morei nessa casa, que era do meu pai. Uma casa feita de palha e adobe no início. Então para mim é uma satisfação e emoção muito grande. Hoje nós somos proprietários de uma casa, temos documento”, afirmou.

Em Porto Nacional, 1,5 mil títulos de propriedade já foram entregues. Para o prefeito Ronivon Maciel Gama, a ação em parceria com o Judiciário representa “dignidade e respeito aos cidadãos”. 

“A regularização fundiária garante o direito social à moradia, o desenvolvimento econômico e promove a cidadania e a qualidade de vida por  meio do título do imóvel devidamente registrado”, complementou a diretora imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros. 

Reurb

A garantia do direito à moradia digna é resultado do programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), coordenado pelo Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça (Nupref/CGJUS) e realizado em parceira com o Poder Executivo e cartórios de Registro de Imóveis.

“O que estamos a entregar é um direito da população e uma obrigação nossa enquanto agentes públicos, e o judiciário assumindo a sua cota de responsabilidade tem pensado lá na frente. A promoção da segurança jurídica vai combater e prevenir a judicialização, dos conflitos que quando não resolvidos na esfera administrativa, como estamos fazendo aqui com o programa, é necessário acionar o judiciário por meio de uma ação judicial”, pontuou o juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães.

Para o juiz diretor do Foro da Comarca de Arraias, Marcio Ricardo Ferreira Machado, a regularização está dando uma solução definitiva a um problema crônico vivenciado por muitas cidades. “A esperança é que todo o município seja regularizado. Fica aqui o agradecimento da comarca de Arraias, uma vez que este é um problema que se torna judicial sem essa ação administrativa do programa”, frisou.

Balanço

Em quatro dias a CGJUS entregou 722 títulos de propriedade em oito municípios tocantinenses. Desde a criação do Nupref, em 2018, já foram emitidas 17,6 mil Certidões de Inteiro Teor, sendo 10,8 mil somente nos últimos dois anos.

Conforme destacou a corregedora-geral da justiça do Tocantins e presidente do Fórum Fundiário Nacional, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, a Reurb é uma prioridade da gestão e o programa está avançando no estado graças às parcerias e à confiança da população na seriedade do trabalho realizado pelo Núcleo. “Isso é motivo de muita satisfação; a entrega de títulos é um momento de celebração e comemoração para os moradores, representa a conquista de direitos e a concretização de um sonho de muitas famílias, simboliza o compromisso das autoridades constituídas com a justiça social e desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou. 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Segunda Etapa do Concurso – Provas Escritas

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informa que, para a Segunda Etapa do Concurso – Provas…

6 horas ago

Em Brasília, Tribunal de Justiça do Tocantins participa do Conip 2025 com apresentação de case finalista no prêmio

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na 20ª edição do Congresso de…

23 horas ago

TJTO leva serviços e atendimentos à população de Miracema

O Colégio Tocantins, em Miracema, foi o ponto de partida para o primeiro encontro do…

24 horas ago

Presidente do TJTO é condecorada com Ordem do Mérito Dom Bosco

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou nesta sexta-feira (29/8), em Brasília,…

1 dia ago

Nota de Pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano, mãe da servidora Lauane Caetano

O Tribunal de Justiça manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano,…

1 dia ago

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas Todas as oito feiras…

1 dia ago