Categories: Estado

Com recursos de penas alternativas, Judiciário e MPTO entregam equipamentos para unidades policiais do Bico do Papagaio


Drones, rádios comunicadores, webcams, computadores, impressoras, entre outros equipamentos foram entregues nesta quarta-feira (14/6), pelo Poder Judiciário e Ministério Público do Tocantins (MPTO), para dar suporte ao trabalho administrativo das forças de segurança nas unidades das polícias Civil, Militar e Penal dos municípios de Tocantinópolis e Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio.    

Adquiridos com recursos provenientes de penas judiciais alternativas, aplicadas para crime de menor potencial ofensivo e, consistindo em pagamento em dinheiro pelos réus, os bens adquiridos totalizam R$ 172 mil em equipamentos diversos. O objetivo é aprimorar as ações de segurança pública na região do Bico do Papagaio.

Além de eletroeletrônicos e equipamentos de informática, também foram distribuídos mesas, armários e 16 câmeras a serem instaladas em pontos estratégicos da cidade de Tocantinópolis, com vistas à transmissão de imagens, em tempo real, para a central de polícia. Com a chegada das novas câmaras, o projeto Toc Guardião, considerado uma ação estratégica de segurança, passará a contar com 32 equipamentos distribuídos pela zona urbana da cidade.

Foram beneficiados: a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Tocantinópolis, a 20ª Delegacia de Polícia Civil de Tocantinópolis, a 21ª Delegacia de Polícia Civil de Aguiarnópolis, a 3ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Vulneráveis (Tocantinópolis), a Unidade Penal de Tocantinópolis e o Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social de Tocantinópolis.

 

Necessidades das forças de segurança

A aquisição dos bens adquiridos foi feita com base nas necessidades apontadas pelas forças de segurança. A partir de então, o promotor de Justiça Saulo Vinhal da Costa, de Tocantinópolis, emitiu parecer favorável à aquisição, com base na Resolução n. 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça.

Conforme esta normativa, os valores decorrentes de penas pecuniárias ou restritivas de direitos, quando não forem destinados à vítima ou aos seus dependentes, devem ser direcionados preferencialmente a entidades com finalidade social ou para o custeio de atividades essenciais à segurança pública, à educação ou à saúde.

O parecer foi acolhido pelo juiz Helder Carvalho Lisboa, do Juizado Especial Cível e Criminal de Tocantinópolis, e depois foi realizada a pesquisa de preços e a compra dos equipamentos.

 

Parceria em benefício do cidadão

A titular da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis, Lívia Rafaela Almeida de Vasconcelos, avaliou que esse entrega dos equipamentos reforça uma parceria institucional muito presente e beneficia o cidadão. “Os equipamentos não somente reforçam essa colaboração, mas principalmente contribuem para que o cidadão possa ser melhor atendido nas nossas unidades. Sabemos que o alinhamento entre as instituições tem esse objetivo: fazer com que o cidadão possa exercer seus direitos de maneira ampla e efetiva”.

O delegado Tiago Daniel de Moraes, titular da 20ª Delegacia de Polícia, também destacou a colaboração institucional em favor do fortalecimento das políticas de segurança. “Não tenho palavras para agradecer ao Ministério Público e ao Poder Judiciário da Comarca de Tocantinópolis pela doação de vários equipamentos para a Polícia Civil, que serão utilizados para aparelhar o exercício da nossa atividade policial, bem como a estrutura física das nossas delegacias, contribuindo sobremaneira para que possamos exercer nossas funções com ainda mais qualidade e presteza”.

O comandante do 5º CIPM, major José Carlos da Costa Abreu, também elogiou o trabalho cooperativo e avaliou que os equipamentos destinados pelo MPTO e pela Justiça contribuirão tanto para os serviços administrativos quanto para as ações operacionais da Polícia Militar. “Irão contribuir sobremaneira para a manutenção da ordem pública na região”, avaliou.

O diretor da Unidade Penal de Tocantinópolis, Diego Ribamar, explicou que os materiais recebidos serão utilizados para melhorias nos serviços de toda a unidade e contribuirão também para a instalação de uma brinquedoteca. “O Ministério Público e o Judiciário são muito parceiros das forças de segurança e temos muito a agradecer, pelos bons frutos desse trabalho em conjunto”, disse.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

justiça anula exigência de médico veterinário para responsável técnico em laticínios

A juíza Luciana Costa Aglantzakis, da 1ª Vara Cível da Comarca de Pedro Afonso, declarou…

20 minutos ago

Usuários aproveitam período de férias escolares para solicitar cartão do transporte coletivo de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Usuários aproveitam período de férias escolares para solicitar cartão do transporte coletivo de Palmas Solicitações…

1 hora ago

Tocantins registra crescimento na abertura de pequenos negócios em 2025 | ASN Tocantins

O Tocantins registrou a abertura de 17.669 pequenos negócios no primeiro semestre de 2025, conforme…

4 horas ago

Guarda Metropolitana de Palmas resgata pavão em shopping da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas resgata pavão em shopping da Capital O animal foi encaminhado ao…

5 horas ago

Aprovada em 1º turno PEC que altera regras para pagamento de precatórios – Notícias

15/07/2025 - 22:29   •   Atualizado em 15/07/2025 - 22:48 Bruno Spada/Câmara dos Deputados…

16 horas ago

Corregedoria notifica deputados sobre processo de recontagem de votos – Notícias

15/07/2025 - 20:44   Paulo Pinto/Agência Brasil Decisão do STF altera o resultado da eleição…

19 horas ago