Categories: Estado

Comarca de Araguaína encerra ciclo de audiências públicas do Plano Estadual Pena Justa nesta sexta-feira (30/5)


Com o objetivo de construir, de forma colaborativa, soluções para os desafios do sistema prisional, o Poder Judiciário do Tocantins realiza, nesta sexta-feira (30/5), a terceira e última audiência pública para elaboração do Plano Estadual Pena Justa. A atividade ocorrerá das 13h às 19h, na Câmara Municipal de Araguaína, reunindo representantes do Judiciário, Executivo, universidades, sociedade civil organizada e familiares de pessoas privadas de liberdade.

A condução dos trabalhos será feita pelo juiz coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Tocantins (GMF/TJTO) e coordenador do Comitê Estadual de Políticas Penais (CPP), Eustáquio de Melo, que lidera o ciclo de debates iniciado em Palmas e já realizado também em Gurupi. O Plano Estadual segue as diretrizes do Plano Nacional Pena Justa, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro de 2025.

Durante o encontro, serão discutidas propostas com base em quatro eixos principais: o controle da entrada e das vagas no sistema prisional; a qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da estrutura das unidades prisionais; os processos de saída e de reintegração social dos reeducandos; e as políticas de não repetição.

O Plano Pena Justa tem como finalidade transformar o tratamento dado às pessoas encarceradas, promovendo sua reintegração à sociedade com dignidade. Prevê o cumprimento de 300 metas até 2027, buscando equilibrar punição e ressocialização de forma humanizada, conforme os princípios constitucionais e a legislação vigente.

A iniciativa também reforça a atuação conjunta entre os poderes Executivo e Judiciário na área penal. Embora a gestão dos estabelecimentos prisionais seja atribuição do Executivo, o Judiciário exerce papel fundamental na fiscalização e no acompanhamento das políticas de execução penal por meio do GMF/TJTO.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Comissão aprova projeto que prevê capacitação para auxiliares se tornarem técnicos de enfermagem – Notícias

11/09/2025 - 17:40   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Antonio Andrade, relator da proposta A Comissão…

13 minutos ago

Defesa Civil de Palmas entrega uniformes a novos brigadistas do município | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas entrega uniformes a novos brigadistas do município Iniciativa, realizada nesta quinta-feira,…

16 minutos ago

Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins…

44 minutos ago

TJTO atinge nível de excelência em tecnologia no Judiciário em ranking do CNJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) alcançou o nível de Excelência no…

2 horas ago

Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 | Prefeitura Municipal de Palmas

Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 USF ficará fechada…

3 horas ago

Grupo de trabalho inicia construção do Plano de Educação Digital da rede municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Grupo de trabalho inicia construção do Plano de Educação Digital da rede municipal de Palmas…

4 horas ago