Categories: Estado

Comarca de Araguaína encerra ciclo de audiências públicas do Plano Estadual Pena Justa nesta sexta-feira (30/5)


Com o objetivo de construir, de forma colaborativa, soluções para os desafios do sistema prisional, o Poder Judiciário do Tocantins realiza, nesta sexta-feira (30/5), a terceira e última audiência pública para elaboração do Plano Estadual Pena Justa. A atividade ocorrerá das 13h às 19h, na Câmara Municipal de Araguaína, reunindo representantes do Judiciário, Executivo, universidades, sociedade civil organizada e familiares de pessoas privadas de liberdade.

A condução dos trabalhos será feita pelo juiz coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Tocantins (GMF/TJTO) e coordenador do Comitê Estadual de Políticas Penais (CPP), Eustáquio de Melo, que lidera o ciclo de debates iniciado em Palmas e já realizado também em Gurupi. O Plano Estadual segue as diretrizes do Plano Nacional Pena Justa, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro de 2025.

Durante o encontro, serão discutidas propostas com base em quatro eixos principais: o controle da entrada e das vagas no sistema prisional; a qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da estrutura das unidades prisionais; os processos de saída e de reintegração social dos reeducandos; e as políticas de não repetição.

O Plano Pena Justa tem como finalidade transformar o tratamento dado às pessoas encarceradas, promovendo sua reintegração à sociedade com dignidade. Prevê o cumprimento de 300 metas até 2027, buscando equilibrar punição e ressocialização de forma humanizada, conforme os princípios constitucionais e a legislação vigente.

A iniciativa também reforça a atuação conjunta entre os poderes Executivo e Judiciário na área penal. Embora a gestão dos estabelecimentos prisionais seja atribuição do Executivo, o Judiciário exerce papel fundamental na fiscalização e no acompanhamento das políticas de execução penal por meio do GMF/TJTO.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

22 horas ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

3 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

3 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

3 dias ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

3 dias ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

3 dias ago