Categories: Estado

Comarca de Colinas abre temporada de julgamentos pelo júri popular nesta quarta-feira (22)


A 1ª Vara Criminal de Colinas do Tocantins, a 270 km de Palmas, no noroeste tocantinense, inicia a 1ª temporada de julgamento pelo Tribunal do Júri nesta quarta-feira (22/1), a partir das 8h. 

Abre a temporada no Salão do Tribunal do Júri Popular, no Fórum local, a sessão que julgará o diarista Dawamas Barbosa Saraiva, de 26 anos. Ele é acusado da morte de Cleylson Pereira da Silva no dia 1º/4/2018. 

Conforme o processo, a vítima puxou a mãe do réu pelos cabelos em uma festa no Setor Santa Rosa, o que motivou o acusado a buscar uma faca em casa e voltar ao local. A vítima tentou fugir, mas foi alcançada em um imóvel abandonado, onde levou nove facadas.

No dia seguinte (23/1), o serralheiro Juaci Nonato Saraiva, de 47 anos, vai a julgamento acusado de matar Melquisedeque dos Santos Souza no dia 9/1/2022. De acordo com o processo, réu e vítima se agrediram após o serralheiro “mexer” com a namorada da vítima em uma loja de bebidas. Após a briga ser separada por terceiros, o réu buscou um revólver no carro e atirou quatro vezes na vítima.

O taxista Rosinaldo dos Santos Oliveira, de 29 anos, será julgado pelo Conselho de Sentença no dia 29/1. Ele é acusado de matar a facadas José Milton Gomes, o “Pernambuco”. Segundo o processo, os dois caminhavam em uma rua no setor Rodoviário de Colinas do Tocantins, no dia 13 de fevereiro de 2018, por volta das 0h15min, quando discutiram e o réu esfaqueou a vítima até a morte.





O Tribunal do Júri

A pauta de julgamentos de um Tribunal do Júri inclui casos de homicídio e tentativa de homicídio, com diferentes qualificadoras e agravantes, como motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima, feminicídio e crimes conexos, como organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e desobediência.  Durante a sessão de julgamento, o juiz da comarca preside os trabalhos, enquanto a acusação e a defesa apresentam suas teses e provas. Ao final, os jurados se reúnem em sala secreta para decidir se o réu é culpado ou inocente. A decisão é tomada por maioria de votos e é soberana, ou seja, não pode ser questionada quanto ao mérito. Após a decisão dos jurados, o juiz publica a sentença com o resultado e o tipo de pena a ser cumprida. A defesa pode apresentar recurso questionando o julgamento logo após a publicação da decisão.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Brasília, Tribunal de Justiça do Tocantins participa do Conip 2025 com apresentação de case finalista no prêmio

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na 20ª edição do Congresso de…

8 horas ago

TJTO leva serviços e atendimentos à população de Miracema

O Colégio Tocantins, em Miracema, foi o ponto de partida para o primeiro encontro do…

9 horas ago

Presidente do TJTO é condecorada com Ordem do Mérito Dom Bosco

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou nesta sexta-feira (29/8), em Brasília,…

17 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano, mãe da servidora Lauane Caetano

O Tribunal de Justiça manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano,…

18 horas ago

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas Todas as oito feiras…

19 horas ago

Parque da Pessoa Idosa da Prefeitura de Palmas prepara membros para apresentação de boleros | Prefeitura Municipal de Palmas

Parque da Pessoa Idosa da Prefeitura de Palmas prepara membros para apresentação de boleros Ação…

19 horas ago