Categories: Estado

Comarca de Colinas abre temporada de julgamentos pelo júri popular nesta quarta-feira (22)


A 1ª Vara Criminal de Colinas do Tocantins, a 270 km de Palmas, no noroeste tocantinense, inicia a 1ª temporada de julgamento pelo Tribunal do Júri nesta quarta-feira (22/1), a partir das 8h. 

Abre a temporada no Salão do Tribunal do Júri Popular, no Fórum local, a sessão que julgará o diarista Dawamas Barbosa Saraiva, de 26 anos. Ele é acusado da morte de Cleylson Pereira da Silva no dia 1º/4/2018. 

Conforme o processo, a vítima puxou a mãe do réu pelos cabelos em uma festa no Setor Santa Rosa, o que motivou o acusado a buscar uma faca em casa e voltar ao local. A vítima tentou fugir, mas foi alcançada em um imóvel abandonado, onde levou nove facadas.

No dia seguinte (23/1), o serralheiro Juaci Nonato Saraiva, de 47 anos, vai a julgamento acusado de matar Melquisedeque dos Santos Souza no dia 9/1/2022. De acordo com o processo, réu e vítima se agrediram após o serralheiro “mexer” com a namorada da vítima em uma loja de bebidas. Após a briga ser separada por terceiros, o réu buscou um revólver no carro e atirou quatro vezes na vítima.

O taxista Rosinaldo dos Santos Oliveira, de 29 anos, será julgado pelo Conselho de Sentença no dia 29/1. Ele é acusado de matar a facadas José Milton Gomes, o “Pernambuco”. Segundo o processo, os dois caminhavam em uma rua no setor Rodoviário de Colinas do Tocantins, no dia 13 de fevereiro de 2018, por volta das 0h15min, quando discutiram e o réu esfaqueou a vítima até a morte.





O Tribunal do Júri

A pauta de julgamentos de um Tribunal do Júri inclui casos de homicídio e tentativa de homicídio, com diferentes qualificadoras e agravantes, como motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima, feminicídio e crimes conexos, como organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e desobediência.  Durante a sessão de julgamento, o juiz da comarca preside os trabalhos, enquanto a acusação e a defesa apresentam suas teses e provas. Ao final, os jurados se reúnem em sala secreta para decidir se o réu é culpado ou inocente. A decisão é tomada por maioria de votos e é soberana, ou seja, não pode ser questionada quanto ao mérito. Após a decisão dos jurados, o juiz publica a sentença com o resultado e o tipo de pena a ser cumprida. A defesa pode apresentar recurso questionando o julgamento logo após a publicação da decisão.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Centralização da alimentação escolar assegura regularidade no atendimento diário a 45 mil alunos da rede municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Centralização da alimentação escolar assegura regularidade no atendimento diário a 45 mil alunos da rede…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas oferecerá treinamento sobre gestão de resíduos sólidos para feirantes | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferecerá treinamento sobre gestão de resíduos sólidos para feirantes O objetivo é…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas entrega novos veículos para fortalecer a educação no campo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas entrega novos veículos para fortalecer a educação no campo Ação visa otimizar…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari Ações…

19 horas ago

Proibição de pacotes de viagens com datas flexíveis está na pauta da CDR — Senado Notícias

Na volta do recesso legislativo, em fevereiro, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)…

19 horas ago

Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela…

20 horas ago