Categories: Estado

Comarca de Formoso do Araguaia terá ponto facultativo na terça-feira (24/6) em razão de feriado municipal criado em lei de 2023


A Comarca de Formoso do Araguaia terá suas atividades forenses totalmente suspensas nesta terça-feira (24/6), em razão do ponto facultativo decretado pelo juiz e diretor do Foro, Valdemir Braga de Aquino Mendonça, em virtude do feriado municipal que celebra o padroeiro da cidade, São João Batista.

A decisão do magistrado consta na Portaria nº 2.086, publicada no dia 18/6, com base na Lei Municipal nº 1.024, de 29 de setembro de 2023. A referida lei instituiu oficialmente o dia 24 de junho como feriado religioso no município. A data é considerada dia não útil e deve ser observada por todos os órgãos públicos e empresas estabelecidas no município.

Com a suspensão dos trabalhos, não haverá expediente para advogados, partes e o público em geral, e os prazos processuais que vencerem no dia do feriado ficam automaticamente prorrogados para o dia útil seguinte, conforme a portaria.

A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) foram notificadas sobre a suspensão, garantindo a validade da medida.

Na sequência, confira a íntegra da Portaria:





Portaria Nº 2086/2025 – PRESIDÊNCIA/DF FORMOSO, de 17 de junho de 2025

Dispõe sobre a suspensão das atividades forenses e decreta ponto facultativo no âmbito da Comarca de Formoso do Araguaia/TO, em virtude de feriado local.

O Doutor VALDEMIR BRAGA DE AQUINO MENDONÇA, Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca supramencionada, no uso de suas atribuições legais e regimentais, especialmente aquelas previstas na Lei Orgânica da Magistratura Tocantinense (Lei Complementar Estadual n.º 10, de 11 de janeiro de 1996), e:

CONSIDERANDO a celebração do dia consagrado a São João Batista, padroeiro da municipalidade de Formoso do Araguaia/TO, comemorado em 24 de junho;

CONSIDERANDO o teor da Lei Municipal n.º 1.024, de 29 de setembro de 2023, que declara referido dia como feriado religioso municipal;

RESOLVE:

Art. 1º — Acolher, para os devidos fins, a norma municipal supracitada, decretando ponto facultativo, no âmbito do Poder Judiciário da Comarca de Formoso do Araguaia/TO, no dia 24 de junho de 2025.

Art. 2º — Determinar a suspensão integral das atividades forenses na referida data, prorrogando-se para o primeiro dia útil subsequente os prazos processuais que porventura vencerem nesse interstício.

Art. 3º — Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º — Dê-se ciência à Presidência do Tribunal de Justiça, à Corregedoria-Geral da Justiça, ao Ministério Público Estadual, à Defensoria Pública Estadual, à Delegacia de Polícia Civil desta comarca, bem como à comarca designada para o plantão judiciário regional.

Publique-se. Cumpra-se.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Publicado edital com resultado preliminar dos(as) inscritos(as) no Programa de Residência Judiciária – Turma IV

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da…

31 minutos ago

TJTO lança edital de acordo direto em precatórios para 2026 com duas chances para antecipar o crédito

Quem espera por um precatório do Estado do Tocantins agora tem um novo motivo para…

2 horas ago

leitura passa a integrar rotina socioeducativa no Case de Palmas com projeto do CNJ

“Aqui dentro não é fácil. Mas quando eu começo a ler um livro, eu saio…

3 horas ago

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

22 horas ago

Centro socioeducativo de Palmas recebe projeto nacional do CNJ voltado à leitura nesta sexta-feira (6/2)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…

23 horas ago

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

24 horas ago