Categories: Estado

Comarca de Paraíso promove ação para descarte adequado de resíduos eletrônicos


O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio do Fórum da comarca de Paraíso, reforçou o compromisso com a sustentabilidade com uma ação de gestão adequada de lixos eletrônicos nesta quinta-feira (23/01).  Representando a prefeitura de Paraíso, participaram servidores(as) da Secretaria do Meio Ambiente.

A ação faz parte do projeto “Plantar para ComPensar”, promovido pelo PJTO, que reforça o compromisso com práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, além de pontuar o papel de cada instituição na construção de uma sociedade consciente e responsável, iniciativas incentivadas pelo Concurso do Prêmio Selo Verde.

 

Foram aproximadamente 500 kg de resíduos eletrônicos coletados e entregues à Secretaria do Meio Ambiente para descarte no Centro de Logística Reversa de Eletroeletrônicos Instituto Natura Vida (Ina), em Palmas.

Os resíduos não eletrônicos como metais, plásticos, vidros, papeis e outros materiais não perigosos foram entregues para as associações e cooperativas locais credenciadas e aptas para o recebimento.

Prêmio Selo Verde

O prêmio faz parte do projeto “Plantar para ComPensar”,  desenvolvido pela Cogersa (Coordenadoria de Gestão Socioambiental) para atender aos termos da Resolução nº 400/2021, do CNJ, alterada pela Resolução nº 550/2024, e ao Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins,   e tem como objetivo reconhecer iniciativas sustentáveis desenvolvidas por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) em unidades administrativas e judiciárias.  

A iniciativa busca melhorar os indicadores de sustentabilidade do PJTO, como o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), que é um dos critérios avaliados no Prêmio CNJ de Qualidade.  

O projeto foi elaborado seguindo a metodologia do Escritório de Projetos e contempla ações como campanhas educativas, plantio de árvores e mudanças comportamentais para fomentar a responsabilidade ambiental. Ele também está alinhado ao Macrodesafio “Promoção da Sustentabilidade” e ao Plano de Logística Sustentável (Portaria nº 3169/2023).  

O Prêmio Selo Verde, ligado a esta iniciativa, visa reconhecer os esforços realizados no âmbito do projeto. A campanha foi divulgada em dezembro de 2024, com execução até janeiro de 2025.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Alta participação marcam 2ª etapa do concurso para juiz substituto no domingo (31/8)

O primeiro dia da segunda etapa do VI Concurso para Juiz Substituto do Tribunal de…

8 horas ago

Segunda Etapa do Concurso – Provas Escritas

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informa que, para a Segunda Etapa do Concurso – Provas…

18 horas ago

Em Brasília, Tribunal de Justiça do Tocantins participa do Conip 2025 com apresentação de case finalista no prêmio

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na 20ª edição do Congresso de…

1 dia ago

TJTO leva serviços e atendimentos à população de Miracema

O Colégio Tocantins, em Miracema, foi o ponto de partida para o primeiro encontro do…

1 dia ago

Presidente do TJTO é condecorada com Ordem do Mérito Dom Bosco

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou nesta sexta-feira (29/8), em Brasília,…

2 dias ago

Nota de Pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano, mãe da servidora Lauane Caetano

O Tribunal de Justiça manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano,…

2 dias ago