Categories: Estado

Comissão aprova aumento de penas para homicídios e lesões corporais contra advogados – Notícias


29/08/2024 – 17:09  

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Ayres: proposta é reivindicação da OAB

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que aumenta penas para casos de homicídios e lesões corporais contra advogados. 

O texto aprovado é o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), ao Projeto de Lei 212/24, do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP). Ayres acrescentou a previsão de que lesão corporal de natureza gravíssima e lesão corporal seguida de morte, quando praticadas contra advogados ou membros de sua família por causa da profissão, passem a compor a lista de crimes hediondos (Lei 8.072/90). 

A proposta modifica o Código Penal para estabelecer que o homicídio de advogados ou seus parentes, em razão da profissão, terá pena de reclusão de 12 a 30 anos. A pena do homicídio simples hoje é de seis a 20 anos. 

O texto também prevê que, no caso de lesão corporal, a pena será aumentada de 1/3 a 2/3 se o crime for praticado contra advogados ou seus parentes, por causa da sua profissão. Hoje, a pena mais baixa para lesão corporal é de três meses a um ano de detenção.  

Ricardo Ayres comentou que a proposta é reivindicada pela OAB. “Essa é uma reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil, que busca a cidadania dos próprios advogados. Eles merecem ter um tratamento legal da nossa legislação penal, para que possam continuar promovendo cidadania”, defendeu.

A presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC), ressaltou a importância do projeto. “Também sou advogada de formação e sabemos quantos advogados, infelizmente, têm sofrido homicídios terríveis, muitas vezes por defender os direitos dos seus clientes”, disse.

A proposta ainda precisa ser analisada pelo Plenário da Câmara antes de ir para o Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Paula Moraes
Edição – Ana Chalub



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO promove ações de bem-estar e autocuidado durante o Outubro Rosa

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde (CESAU), promove,…

25 minutos ago

Professora Dorinha garante novos repasses para municípios tocantinenses nas áreas de Saúde, Assistência Social, Habitação e Esporte

Os municípios tocantinenses continuam sendo beneficiados com recursos de emendas da senadora Professora Dorinha (União),…

45 minutos ago

Prefeitura de Palmas e Governo do Estado estudam parceria para realização do Natal na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas e Governo do Estado estudam parceria para realização do Natal na Capital…

2 horas ago

Sessão especial comemora 100 anos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil — Senado Notícias

O Senado realizou nesta sessão especial para celebrar os 100 anos da Academia de Ciências Farmacêuticas…

3 horas ago

Juiz estadual ressalta foco na cooperação institucional para aproximar serviços da população durante abertura do “Justiça Cidadã no Cerrado” em Mateiros

Durante a abertura oficial da ação "Justiça Cidadã no Cerrado", na manhã desta segunda-feira (20/10),…

16 horas ago

Justiça leva acolhimento e diálogo sobre violência doméstica a mulheres do Jalapão

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a…

17 horas ago