20/08/2025 – 10:37
Mario Agra / Câmara dos Deputados
Antonio Andrade: a cirurgia reparadora tem função terapêutica e reconstrutiva
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que busca agilizar o acesso da mulher vítima de violência a cirurgia plástica reparadora no Sistema Único de Saúde (SUS), quando houver sequelas de lesões provocadas por atos de violência.
Atualmente, a Lei 13.239/15 já determina a obrigatoriedade, nos serviços do SUS, da oferta e da realização de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher, com prioridade.
O texto aprovado altera essa lei para estabelecer que, nesses casos, a vítima será encaminhada para a realização dos exames pré-operatórios após a indicação da necessidade de realização de cirurgia plástica pelo médico. Em seguida, será encaminhada para a cirurgia plástica reparadora, conforme classificação de risco e gravidade, exceto em caso de contraindicação.
Texto aprovado
Por recomendação do relator, deputado Antonio Andrade (Republicanos-TO), foi aprovado o substitutivo acatado anteriormente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher para o Projeto de Lei 77/21, do ex-deputado Alexandre Frota, e seus apensados (PLs 3900/21, 4470/21 e 163/22).
Antonio Andrade observou que a cirurgia plástica reparadora no contexto da violência contra a mulher é essencial para a recuperação integral da vítima.
“Diferentemente da cirurgia plástica estética, a cirurgia reparadora tem função terapêutica e reconstrutiva, buscando restaurar a função e a forma de estruturas anatômicas danificadas pela violência”, disse.
O projeto também altera a Lei Maria da Penha para incluir o direito da mulher vítima de violência à cirurgia plástica reparadora, com prioridade de atendimento no SUS, quando houver sequelas de lesões provocadas por atos de violência.
Próximos passos
O texto ainda será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcia Becker
Jogos paralímpicos abrem Semana de Diversidade e Inclusão em Palmas Iniciativa da Prefeitura de Palmas…
Mobilidade Urbana realiza roda de conversa com servidores da Prefeitura de Palmas sobre garantia dos…
Educação de Palmas recebe associação de mães atípicas para dialogar sobre inclusão nas unidades educacionais…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abre, nesta quarta-feira (20/8), a partir das 8h,…
20/08/2025 - 00:28 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Flávia Morais, relatora do projeto A Câmara…
O União Brasil realizou, nesta segunda-feira (19), em Brasília, convenção extraordinária que oficializou a federação…