Categories: Estado

Comissão aprova renegociação de dívidas rurais do Pronaf e Pronamp – Notícias


28/07/2025 – 17:43  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Texto aprovado é o substitutivo de Alexandre Guimarães

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto que prevê a repactuação de dívidas rurais não pagas entre janeiro e dezembro de 2023 por conta de atividades prejudicadas por eventos climáticos adversos ou preço baixo de produtos. O benefício valeria para dívidas contratadas nos programas nacionais de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).

O projeto prevê repactuação com pagamento em até duas parcelas anuais, com juros de até 6% ao ano para médios produtores e 3% para agricultores familiares. Além disso, estes poderão ter redução de 20% sobre juros e multa.

A repactuação pode ser feita até seis meses depois de a proposta virar lei e não é impedimento para solicitar novos créditos rurais.

O custo para a repactuação poderá ser assumido pelos fundos constitucionais de financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO), pelo fundo de defesa da economia cafeeira (Funcafé) ou mesmo pela União.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Alexandre Guimarães (MDB-TO) que unifica sete propostas (PLs 4601/23, 4722/23, 5036/23, 5213/23, 6095/23, 919/24 e 2811/24) para prorrogar dívidas, criar linha específica de crédito e conceder subvenção econômica extraordinária. “As medidas oferecem significativa contribuição para a retomada do equilíbrio econômico e financeiro da atividade rural, mas exigiriam complexa implantação”, disse. O texto original (PL 4601/23), do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), tratava apenas de renegociação para produtores rurais da pecuária de corte ou produtores de leite.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Plano Estadual ‘Pena Justa’ é entregue à Presidência do TJTO com foco na dignidade e reestruturação do sistema prisional

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu oficialmente,…

11 horas ago

Com foco no aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão, TJTO substitui computadores antigos nas comarcas e unidades do Tribunal

Com o compromisso de oferecer uma Justiça cada vez mais eficiente, moderna e conectada às…

12 horas ago

Palmas reforça vigilância e estratégias contra o sarampo em seminário macrorregional promovido pelo Ministério da Saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas reforça vigilância e estratégias contra o sarampo em seminário macrorregional promovido pelo Ministério da…

12 horas ago

Judiciário do Tocantins vacina servidores(as) e colaboradores(as) contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a Influenza do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) segue…

13 horas ago

Liberado tráfego de veículos em cruzamento da Avenida LO-21 com a NS-02 | Prefeitura Municipal de Palmas

Liberado tráfego de veículos em cruzamento da Avenida LO-21 com a NS-02 Condutores voltam a…

13 horas ago

Prefeitura destaca espécies em período reprodutivo no cerrado | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura destaca espécies em período reprodutivo no cerrado A partir do mês de julho, várias…

14 horas ago