Categories: Política

Comissão de Meio Ambiente analisa indicações para diretoria da ANA — Senado Notícias


A Comissão de Meio Ambiente (CMA) agendou para terça-feira (5), às 9h, a leitura dos relatórios sobre três indicações de autoridades para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Após a leitura, será concedida vista coletiva. As sabatinas dos indicados devem ocorrer na semana seguinte.

Entre os nomes apresentados está o de Larissa Oliveira Rêgo, indicada para o cargo de diretora da ANA, na vaga deixada por Vitor Saback, que renunciou ao cargo. A indicação foi formalizada pela Mensagem (MSF 95/2024) encaminhada pelo presidente da República.

Larissa é servidora do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e atualmente exerce a função de diretora do Departamento de Irrigação da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. Se aprovada, ela ficará na diretoria da ANA até 17 de julho de 2029. A relatora da mensagem é a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Outra indicação (MSF 96/2024) é a de Cristiane Collet Battiston para assumir o cargo na diretoria da agência, na vaga de Filipe de Mello Sampaio Cunha, cujo mandato se encerrou em 15 de janeiro de 2025. Cristiane é analista de infraestrutura do governo federal e atualmente atua como secretária-adjunta de Recursos Hídricos na Casa Civil. O mandato previsto para ela vai até 15 de janeiro de 2030. O relator é o senador Paulo Paim (PT-RS).

A terceira indicação (MSF 97/2024) é a de Leonardo Góes Silva, que poderá  ocupar a vaga de Maurício Abijaodi Lopes Vasconcellos, com mandato até 15 de janeiro de 2029. Leonardo é perito do Incra e já foi presidente da instituição. Atualmente, comanda a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), regulada pela ANA. A relatoria do processo está com o senador Eduardo Gomes (PL-TO).

As indicações ainda dependem de aprovação pelo Plenário do Senado.

ANA

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é uma autarquia do governo federal ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Ela cuida da gestão dos recursos hídricos no Brasil.

A diretoria da ANA tem cinco membros: um diretor-presidente e quatro diretores. Todos são indicados pelo presidente da República e têm mandatos de quatro anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO revive os 9 anos do marco judicial que mudou a história na Bacia do Rio Formoso em série especial a partir desta segunda (4/8)

Há conflitos que mudam o curso de uma história e há decisões que mudam o…

30 minutos ago

Palmas realiza dia D de vacinação nas unidades de saúde neste sábado, 2 | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas realiza dia D de vacinação nas unidades de saúde neste sábado, 2 Salas de…

1 hora ago

Ações do TJTO voltadas à saúde indigena no Tocantins são destacadas no XVI Consepre

O XVI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado…

2 horas ago

Adolescente acolhida pela Prefeitura de Palmas celebra maioridade durante confraternização | Prefeitura Municipal de Palmas

Adolescente acolhida pela Prefeitura de Palmas celebra maioridade durante confraternização Evento no Parque Municipal da…

2 horas ago

Inscrições para últimas vagas dos cursos gratuitos de iniciação artística em Palmas se encerram nesta sexta, 1º | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para últimas vagas dos cursos gratuitos de iniciação artística em Palmas se encerram nesta…

5 horas ago

Heny Conceição de Freitas, mãe da servidora Andrehan Assunção

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora…

16 horas ago