A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, da Promoção à Liberdade Religiosa e do Combate à Intolerância no Poder Judiciário do Tocantins (Cassedio/TJTO) realizou a primeira reunião do ano nesta segunda-feira (2/2).
O encontro aconteceu no gabinete da presidente, desembargadora Ângela Haonat, e, na ocasião, foi apresentada a minuta da política da Comissão, que trata do atendimento e do fluxo de procedimentos, alinhado pela Divisão de Projetos e Gestão de Contratos da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), sob orientação da juíza do Trabalho Adriana Manta da Silva, do TRT da 5ª Região (Bahia), em seu último workshop “Elaboração Coletiva de Fluxo Operacional nos Casos de Assédio Sexual, Assédio Moral e Discriminações”.
Em sua última assembleia à frente do posto, a desembargadora Ângela Haonat agradeceu a confiança da gestão pela condução do cargo e reiterou: “Foi uma experiência que me enriqueceu muito como pessoa. Pude conhecer melhor meandros internos do Tribunal de Justiça. Uma experiência muito gratificante de acolher pessoas que têm a confiança de procurar a Comissão, e procurei dar o meu melhor”.
Cassedio
A Comissão é responsável por receber denúncias, orientar vítimas e promover ações de prevenção. Atua como canal institucional seguro para quem sofre ou presencia situações de assédio ou discriminação. A atualização do fluxo unifica procedimentos para todas as unidades do TJTO, garantindo acolhimento humanizado, ético e sigiloso desde o primeiro atendimento até o encerramento do caso.
Participação
Participaram ainda da reunião, a desembargadora Hélvia Túlia Sandes Pedreira; a coordenadora da Comissão, juíza Flávia Afini Bovo; e demais membros: o diretor da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), Renato Gomes; servidora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJTO, Eva Portugal; servidora do TJTO, Daniella Lima Negry; representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (Sinjusto), Janivaldo Ribeiro Nunes e Janete de Almeida Gomes; secretária da Comissão; Maria Clara Rezende; estagiária do TJTO, Vitoria Ferreira de Lima Dias.