Categories: Estado

Comissão Gestora do Núcleo de Precedentes e Ações Coletivas discute atualização e publicação do Painel de Ações Coletivas em 1ª reunião do ano


A Comissão Gestora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (NUGEPAC) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na manhã desta terça-feira (17/6), a 1ª reunião extraordinária de 2025. O encontro ocorreu pela manhã, na sala de reuniões do Tribunal, e reuniu membros da comissão e demais servidores(as) que integram o Núcleo, convocado pelo presidente do colegiado, o desembargador Adolfo Amaro Mendes.

“As reuniões servem para definições e acompanhamento de medidas necessárias à gestão dos dados e do acervo de processos sobrestados em decorrência de repercussão geral, dos casos repetitivos e de incidente de assunção de competência, secretariada pelo coordenador do NUGEPAC”, explicou o presidente no ato de convocação da 1ª reunião do ano.

Durante o encontro, a servidora Eva Portugal apresentou um panorama geral das atividades realizadas pelo NUGEPAC, mostrou os principais dados estatísticos e ressaltou os projetos já concluídos, as iniciativas que estão em andamento, além de destacar a importância do Painel de Ações Coletivas.

O juiz Márcio Soares da Cunha destacou a importância da transparência e da integração das informações no Painel de Ações Coletivas. Segundo ele, o painel tem evoluído bastante e pode contribuir, de forma prática, com o trabalho dos juízes.

“A finalidade do painel é que os próprios juízes possam ver se já existem ações coletivas propostas sobre determinado assunto. Então, para que o juiz tenha essa dimensão, é importante que esses dados estejam públicos. Assim, ele pode consultar, na comarca ou na vara onde atua, se já existe alguma ação semelhante e tomar decisões mais alinhadas com esse contexto”, afirmou.

Também foram apresentados, na reunião, o relatório anual do Núcleo, o manual atualizado e o fluxograma que orienta o funcionamento das atividades do NUGEPAC. Outro ponto abordado foi a disponibilização dos precedentes e das ações coletivas no portal oficial do TJTO. Para o Núcleo, isso facilitaria o acesso à informação por parte de magistrados(as), servidores(as) e da sociedade.

Ao final da reunião, o desembargador Adolfo agradeceu a presença de todos, parabenizou os esforços da equipe e reforçou a importância do trabalho coletivo desenvolvido pelo NUGEPAC.

O Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas tem o calendário de reuniões para o biênio 2025-2026 definido, com a previsão de reuniões trimestrais marcadas para toda a última terça-feira de cada trimestre, às 10h.

Para este ano, a próxima está prevista para 30 de setembro, e a última, para 16 de dezembro. Para o ano de 2026, as reuniões estão previstas para 31 de março, 30 de junho, 29 de setembro e 15 de dezembro.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

12 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

13 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

13 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

14 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

14 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

14 horas ago