Categories: Estado

Comissão “TJTO Equidade de Gênero” discute melhorias e ampliação de medidas para garantir avanços no âmbito do Poder Judiciário


Na semana em que se celebra o 8 de Março – Dia Internacional da Mulher –, a Comissão Gestora de Políticas de Equidade de Gênero do Tribunal de Justiça do estado do Tocantins, denominada, “TJTO Equidade de Gênero”, discutiu nesta quarta-feira (6/3), pontos de melhorias e ampliação de medidas para garantir avanços no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO). 

A reunião reforça que a data, (8M), vai além de comemorar as conquistas alcançadas, é também, um marco temporal como momento de reflexão sobre a sociedade que se almeja. Nos espaços de poder do Judiciário tocantinense, o avanço das ocupações dos cargos por mulheres já tem se tornado uma realidade, e hoje, elas representam 57,51% da força de trabalho, são 1.771 mulheres de um total de 2.848 servidores e magistrados. 

O debate foi pautado na Resolução do CNJ nº 540/2023, que dispõe da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. O documento altera a Resolução nº 106/2010, que trata dos critérios objetivos para aferição do merecimento para promoção de magistrados e acesso aos tribunais de 2º grau. Com a nova redação, além de tratar da promoção dos magistrados, a nova norma garante a democracia com a política afirmativa de gêneros nos tribunais.

Ocupação das mulheres nas diretorias, comissões, grupos de trabalhos e comitês; levantamento de estudos, pesquisas, dissertação de mestrado e tese de doutorado realizados por servidoras com tema sobre gênero ou equidade; além da formação da lista de promoção de magistrados (as), foram alguns dos assuntos abordados.

A comissão é presidida pela presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe e coordenada pela juíza Auxiliar da Presidência, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi. 

Participação
 
Contribuíram com os debates, além da presidente e coordenadora da Comissão acima mencionadas, os respectivos integrantes: juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça; Arióstenis Guimarães Vieira; diretora-Geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto; chefe de Gabinete da Presidência do TJTO, Jeane Justino; diretora de Gestão de Pessoas, Márcia Mesquita Vieira; diretor Judiciário, Wallson Brito da Silva; diretora de Comunicação, Kézia Reis de Souza; coordenadora de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos, Luciene das Graças Dantas; coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Alessandra Adorno Polonial; e as servidoras Patrícia Urcino Idehara, Luciana Rocha Aires da Silva e Amanda Emilene Arruda.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lidera ranking nacional de agilidade na concessão de medidas protetivas para mulheres em 2025

Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…

2 horas ago

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação

O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…

3 horas ago

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

4 horas ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

6 horas ago