Membros do Comitê Gestor da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados(as) e Servidores(as) do Poder Judiciário do Tocantins, atual composição, tiveram a primeira reunião nesta terça-feira (27/5) para apresentação dos programas de saúde em execução e aprovação de novas propostas para o biênio 2025-2027.
A reunião foi conduzida pela presidente do Comitê, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, que destacou a satisfação de reassumir a presidência da comissão e enfatizou a importância da interiorização das ações de saúde.
“A gente precisa enxergar o Judiciário como um todo, para que todos se sintam realmente acolhidos”, afirmou.
A desembargadora reforçou que a promoção da qualidade de vida é um projeto estratégico do Tribunal de Justiça. “A nossa missão aqui é trabalhar contra o adoecimento de magistrados e servidores, especialmente o adoecimento mental, que tem sido motivo de grande preocupação”, completou.
Ações em andamento
Durante o encontro, a chefe do Centro de Saúde do TJTO, médica Elaine Cristina Ferreira, apresentou os programas e projetos em andamento, bem como as ações planejadas para o biênio.
Ela destacou a continuidade do programa Matte Pilates, oferecido presencialmente e on-line pelo Espaço Saúde, e comentou as ações previstas no calendário da saúde, alinhadas com as datas e campanhas do Ministério da Saúde.
A equipe do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi) também apresentou as principais iniciativas desenvolvidas no âmbito do acolhimento e acompanhamento emocional dos servidores e magistrados.
O encontro contou ainda com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Esmar Custódio Vêncio Filho; da chefe de Gabinete da Presidência, Lívia Guimarães; além de médicos e demais profissionais do Cesau, do Napsi e da Junta Médica, e representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), Diretoria-Geral, Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado e da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça.
O Comitê
Criado em 2016, o Comitê Gestor da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados(as) e Servidores(as) do Poder Judiciário do Tocantins foi instituído em conformidade com a Resolução nº 207 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a Política de Atenção Integral à Saúde no âmbito do Judiciário.
Entre as atribuições do comitê, destacam-se: implementar e gerir a política de saúde no âmbito do Tribunal, em cooperação com as unidades de saúde; fomentar programas, projetos e ações vinculadas à política, de forma articulada com os setores de saúde; e atuar como interlocutor junto ao CNJ, à Rede de Atenção Integral à Saúde, ao Comitê Gestor Nacional, aos demais comitês locais e a instituições parceiras, promovendo o compartilhamento de iniciativas, desafios, aprendizados e resultados.