A economia do Tocantins cresceu 6,1% no primeiro semestre de 2022, impulsionado principalmente pelo volume de vendas no comércio. Isso é o que aponta a análise feita pelo Banco do Brasil em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) dos estados da federação. A variação positiva de 6,1% alcançada pelo Tocantins, só não é maior que o desempenho obtido pelo estado do Mato Grosso, cujo crescimento foi de 8% em igual período. Já o crescimento da economia no Brasil não passou de 2,5% no mesmo período.
O resultado, porém , contrasta com a realidade vivida por milhares de tocantinenses. Segundo dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 30,2% da população do Tocantins vivia em situação de pobreza e 5,8% em extrema pobreza.
Ainda de acordo com IBGE, nesse mesmo período, 30,2% dos 1,6 milhão de tocantinenses viveram com menos de R$ 450 por mês, sendo que muitos ainda precisaram viver com menos de R$ 155 a cada 30 dias.
“O número que retrata o crescimento da economia é sem dúvida positivo e devemos certamente comemorar. Estamos em segundo lugar e bem acima da média nacional. Ver o Estado bem colocado é o que todos querem, mas a gente sabe que a grande maioria da população vive em extrema pobreza, o que é inadmissível. Num Estado tão rico como o nosso, como pode ter pessoas passando fome? E esse contraste só tem uma causa: falta de gestão”, destacou o candidato ao senado pelo PSB Carlos Amastha.
Proposta de melhorias
Amastha acredita que com projetos certos em pouco tempo, o Estado figuraria na primeira posição. “Sempre digo que o poder público não deve atrapalhar o mercado, pelo contrário, deve ser indutor de bons projetos capazes de atrair grandes investidores que gerem emprego e renda para a população, até porque o poder público não tem condições de absorver toda essa mão de obra. Quanto mais pessoas trabalhando, mas o comércio fica aquecido e a pessoa com poder de compra tem condições de investir na sua própria qualidade de vida e de sua família”, ressaltou.
O candidato reiterou o quanto quer contribuir para o desenvolvimento do Estado. “Investir é a palavra de ordem, quando for senador trabalharei até o último minuto para atrair investidores para esse Estado. Vou destinar recursos para que todos os municípios desenvolvam bons projetos que beneficiem a população e mude essa realidade que é cruel”, complementou.
Dados
Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação do volume de vendas no comércio entre os primeiros semestres de 2021 e 2022, ficou em 5,3% no Tocantins. O IBGE aponta também que o Tocantins está entre os três estados da federação com melhor empregabilidade no setor do comércio, apresentando as menores taxas de desemprego. Nesse quesito, Tocantins e Mato Grosso do Sul empatam com uma taxa de desemprego de 6,8%; ambos estão atrás apenas de Santa Catarina, cuja taxa é de 5,3%.
“Agora, imagina, com as diversas potencialidades que esse Estado tem, e que não são exploradas, o quanto poderíamos estar ainda melhor. De forma que não só uns poucos tenham recursos, mas que todos tenham condições de trabalhar e de viver dignamente. Nas nossas caminhadas, por onde a gente passa, as pessoas pedem três coisas: emprego, comida e, principalmente, que a gente não esqueça deles quando for eleito. Porque essa é a realidade, só lembram do povo quando precisam do voto, depois esquecem. Comigo vai ser diferente, vamos desenvolver grandes projetos para esse Estado, que beneficiem a todos”, finalizou.
‘Trilha Sonora Para um Golpe de Estado’ é destaque no Cine Cultura Documentário conta a…
Procon Municipal de Palmas visita comércio e distribui exemplares do Código de Defesa do Consumidor…
Bolsão de estacionamento na Estação Xambioá será interditado para instalação de sinalização Empresários da região…
Unidade de Saúde José Luiz Otaviani altera horário de atendimento na segunda, 10 Unidade de…
Escola de Governo de Palmas oferece capacitação dos sistemas e-Palmas e Portal do Cidadão a…
Secretaria de Infraestrutura de Palmas promove melhorias nos ambientes dos órgãos públicos Serviços darão mais…