Categories: Palmas

Comunidade do Taquari recebe orientações sobre Bolsa Família | Prefeitura Municipal de Palmas


Comunidade do Taquari recebe orientações sobre Bolsa Família

Técnicos da Prefeitura de Palmas levaram informações sobre CadÚnico e programas sociais do governo federal

Em continuidade ao cronograma de reuniões sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família (PBF), a comunidade do Jardim Taquari recebeu, nesta sexta-feira 21, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Xerente. Os técnicos esclareceram dúvidas sobre as regras do PBF e os critérios de acesso a programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), BPC Escola, isenção em concursos públicos, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Programa Identidade Jovem (ID Jovem), entre outros benefícios do CadÚnico.

A gerente de Transferência de Renda da Semas, Luzianni Silva, destacou a importância desses encontros. “As famílias podem entender melhor os benefícios disponíveis, as regras e as condicionalidades do PBF”. Ela reforçou ainda que o cumprimento desses critérios traz impactos positivos. “A família precisa zelar pela saúde das crianças e pela frequência escolar, e contribuir de forma real e efetiva para que elas rompam o ciclo intergeracional da pobreza, que é o principal objetivo do Bolsa Família”.

A dona de casa Rosinalva Costa dos Santos participou da reunião e garantiu que mantém seus dados cadastrais atualizados. “Nunca perdi uma reunião. Venho para me informar sobre as novidades. Tenho filhos e não quero ficar fora do programa. Uso o dinheiro do Bolsa Família para pagar aluguel, comprar alimentos e outras coisas que as crianças precisam”, relatou.

Critérios para manter o benefício

As equipes que monitoram as condicionalidades do programa reforçaram que o principal critério para receber o PBF é ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Além disso, os beneficiários devem manter crianças e adolescentes na escola, realizar acompanhamento pré-natal (no caso de gestantes) e manter as carteiras de vacinação atualizadas.

Para famílias unipessoais, o governo federal exige que a inclusão ou manutenção no Bolsa Família e em outros programas de transferência de renda seja feita por meio de coleta de dados no próprio domicílio do beneficiário.

Texto: Eliene Campelo

Edição: Wédila Jácome



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senado aprova criação de prêmio para mulheres empreendedoras — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de resolução que institui, no…

3 horas ago

Rejeitada urgência para votação de projeto que libera cassinos no Brasil — Senado Notícias

Por 36 votos a 28, o Plenário rejeitou nesta quarta-feira (17) requerimento de urgência para…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas reúne conselhos de classe para debater procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos em condomínios | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reúne conselhos de classe para debater procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos…

8 horas ago

Senado aprova incentivos à formação de professores para educação básica — Senado Notícias

Incentivos à formação de professores para a educação básica foram aprovados pelo Senado nesta quarta-feira (17). Eles…

8 horas ago

Prefeitura de Palmas finaliza licitações do Centro de Parto Normal e de Policlínica na região sul da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas finaliza licitações do Centro de Parto Normal e de Policlínica na região…

9 horas ago

TJTO e Governo do Tocantins firmam cooperação para fortalecer política de atenção à pessoa egressa do sistema prisional

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e o Governo do Estado, por…

9 horas ago