Sabe o que a música regional, o rock e o heavy metal têm em comum? Tudo! E bem o viu o grande público que prestigiou o ‘Concerto Rock.Br’, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), que contou com as apresentações do Coral Municipal de Palmas (CMP), do Coral Juvenil de Palmas (CJP) e com a participação especial da banda tocantinense Vocifer, na sexta-feira, 31 de outubro, e no sábado, 1º, últimos, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, na Capital.
Sentado em meio ao público, com quem vibrou do início ao fim das apresentações, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, afirmou que a alta qualidade do evento é fruto do trabalho de excelência realizado pela FCP e aproveitou a ocasião para anunciar a chegada de positivas novidades culturais.
“A cultura palmense está sendo administrada com excelência e virão mais iniciativas por aí, como a ‘Quarta Cultural’, o ‘Salão do Livro’ e várias outras ações. E seguiremos focados na realização das atividades em todas as regiões da Capital, porque Palmas é uma só, mas é feita de muitos sentimentos e talentos, de vozes diferentes; e todas serão ouvidas”, enfatizou.
Reconhecimento
Segundo a presidente da FCP, Luara Aquino, o engajamento que o evento gerou aponta para o reconhecimento da forma como as políticas públicas culturais têm sido executadas pela FCP, principalmente por meio do Programa de Formação Cultural do Centro de Criatividades da instituição, que promove inclusão e oferta de acessos culturais.
“Desde que criamos o Programa, em 1993, na gestão do prefeito Eduardo, tivemos a atuação do Coral Infanto-Juvenil de Palmas, o primeiro do Munícipio gerou bons frutos e projeção dos protagonistas. Este evento trouxe o Coral Municipal Palmas, a estreia do recém-criado Coral Juvenil e a participação da Banda Vocifer que apresentaram um repertorio que emocionaram o público presente. A realização do ‘Concerto Rock.Br’ promoveu o acesso a arte e cultura pela inclusão de jovens e adultos nos corais quanto por ofertar ao público um evento gratuito de altíssima qualidade é um grande orgulho para todos nos”, celebrou.
Sinergia musical
Idealizadora do ‘Concerto Rock.Br’, a maestrina regente do CMP e do CJP corais Municipal e Juvenil de Palmas, Renate Stephanes disse que a idéia do projeto surgiu em 2020, em plena pandemia de Covid-19, quando o CMP gravou, à distância, a canção ‘The show must go on’, de Brian May, com a Vocifer.
“A versatilidade do canto coral faz dele um meio de difusão da música. Como o instrumento musical do coral está com os coralistas, com as suas vozes, ele consegue transcrever o estilo que for, seja o regional, o rock ou o próprio heavy metal. Por isto o projeto e o fascínio do público pelas apresentações; e vê-los admirados foi motivo de muita emoção para todos nós”, comemorou.
Vocalista da Vocifer, João Noleto, que foi tenor no CMP de 2019 a 2020, disse que a apresentação, ao vivo, ao lado dos coralistas, trouxe a ele uma ótima sensação de conclusão de ciclo. “Não tem superlativo que alcance o que senti com esta experiência. E a proposta do evento é excelente, porque assim como o canto coral é muito versátil, o rock e o heavy metal também possuem um vasto ecletismo sonoro e uma alta capacidade de emocionar, o que dá uma liga contagiante”, ressaltou.
As canções
Composto por 11 integrantes que têm entre 12 e 18 anos, o CJP, criado há cerca de 45 dias, abriu o evento e deu um espetáculo com as canções ‘Baianá’, de Maria do Carmo Barbosa e Melo e arranjo de Rodrigo da Silva; ‘Vinhetas de Maracatú’, de Dimas Sedicai e arranjo de Edu Fernandes; e o cânone ‘Este Baião’, de Edino Grieger. Na sequência, os 36 coralistas do CMP, fundado em 1993, cantaram a ‘Taquarulua’, de autoria de Dorivan e arranjo de Renate Stephanes; e, à capella, o ‘Salmo 150’, de Ernani Aguiar.
Em seguida, a banda Vocifer, que é composta pelo vocalista João Noleto, pelo contrabaixista Lucas Lago, pelos guitarristas Pedro Scheid (ex-barítono do CMP) e Gustavo Oliveira, e pelo baterista Richard Rodrigues, se uniu ao CMP e tocaram as músicas ‘Dois rios’, da banda ‘Skank’; ‘The Scientist’, da ‘Coldplay’; ‘Epitáfio’, da ‘Titãs’; ‘The logical song’, da ‘Supertramp’; as ‘We are’ e ‘Up on the hills’, de autoria da própria Vocifer’; e a ‘The show must go on’, da ‘Queen’.
Por fim, os Corais Municipal e Juvenil de Palmas e a banda Vocifer encerraram o evento performando a ‘O Sol’, de Antônio Júlio Nastácia e arranjo de André Durval, canção que se popularizou com a banda ‘Jota Quest’. Participaram de algumas apresentações o pianista Dênnys Souza, o saxofonista Thiago Carmo e a preparadora vocal Helena Zica.
Mostra de Arte e Cultura
O ‘Concerto Rock.Br’ marcou a abertura da Mostra de Arte e Cultura do segundo semestre de 2025, que é o momento no qual as mais de 1.700 pessoas, de crianças a idosos, que têm acesso gratuito aos 20 cursos de iniciação artísticas e aos oito projetos artísticos ofertados pelo Centro de Criatividade da FCP apresentam ou expõem os resultados de seus estudos.
A programação completa do evento multicultural está em fase de definição e será divulgada no site da Prefeitura de Palmas assim que estabelecida.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Juliana Matos
Serviços da Casa do Empreendedor disponíveis no Resolve Palmas da região sul facilitam a vida…
A partir desta quarta-feira (5/11), os sistemas que utilizam o controle de acesso único do…
Em reunião nesta terça-feira (4), às 9h30, a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) deve concluir…
Portaria Nº 3648/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 30 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
A 2ª edição do Mutirão de Negociação Fiscal de Gurupi, Refis 2025, foi aberta na…
“Estamos aqui para aproximar, escutar e apoiar”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça do…