Categories: Palmas

Conferência das Cidades discute caminhos para o desenvolvimento urbano de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Conferência das Cidades discute caminhos para o desenvolvimento urbano de Palmas

Propostas aprovadas na ocasião serão apresentadas na Conferência Estadual das Cidades; também serão eleitos os delegados que representarão Palmas na próxima etapa

Técnicos do serviço público, representantes da sociedade civil organizada e cidadãos de diferentes segmentos sociais participam, desde sexta-feira, 13, da 7ª Conferência Municipal das Cidades, discutindo propostas para o desenvolvimento urbano de Palmas. O evento, realizado no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier, teve sua abertura oficial com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos, além de autoridades municipais e estaduais.

Na programação de abertura, os participantes acompanharam palestras sobre a conjuntura e práticas de planejamento urbano em Palmas, dentro dos eixos: Articulação das Políticas Urbanas e Gestão Estratégica e Financiamento do Desenvolvimento Urbano. Esses temas nortearam os grupos de trabalho formados neste sábado, 14, para debater e formular propostas que serão votadas no encerramento do evento.

As propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual das Cidades. Também serão eleitos os delegados que representarão a Capital na próxima etapa.

Para o prefeito, essa é uma oportunidade de debater a cidade sob múltiplos olhares, técnicos e populares, com foco nos problemas existentes e nas soluções possíveis para o planejamento do futuro. “Palmas é fruto de muitas contribuições. Agora é nossa vez. Temos ideias, temos responsabilidades. Que esta conferência nos lembre do essencial: pensar a cidade é pensar no coletivo. Palmas precisa ser construída com justiça, sustentabilidade e participação”, afirmou.

Construção coletiva

Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária (Sedurf), por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), a conferência é um espaço democrático de escuta, proposição e construção de políticas públicas baseadas nas reais necessidades da população.

“Desde 2010 não realizávamos a Conferência Municipal da Cidade e agora estamos discutindo Políticas de Desenvolvimento Urbano. Este é um momento de escuta ativa, fundamental para compreendermos as necessidades da população e pensarmos na cidade que queremos hoje e no futuro”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária e presidente do CMDU, Israel Henrique Melo.

Representante da sociedade civil no CMDU, pela Organização de Mulheres do Bem de Palmas e pelo Conselho de Associações de Moradores (Comam), Cida Rozeno reforçou a importância da presença de entidades e movimentos sociais nesse espaço. “Esta é a primeira vez que entidades e movimentos sociais ocupam uma cadeira no Conselho, o que representa um avanço na discussão sobre moradia digna dentro da cidade. Então, para mim, é um grande legado que os movimentos estão ocupando esse espaço de discussão”, afirmou.

Cida também destacou o papel da conferência como ponte entre as dificuldades locais e as políticas públicas em nível estadual e nacional. “Nossa expectativa com os resultados é grande. É aqui que apresentamos os desafios enfrentados, especialmente na formalização de projetos habitacionais, como os do Programa Minha Casa Minha Vida, em que minha entidade atua”, concluiu.

Já o representante da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor João Bazolli, ressaltou a importância da retomada das discussões sobre o Urbanismo da Capital e da participação popular a partir da Conferência da Cidade. “Precisamos praticar efetivamente a participação da sociedade nas discussões da cidade e esse é o momento”.

Texto: Samara Martins
Edição: Juliana Matos

Prefeito de Palmas na Abertura da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Palmas. Foto – Flávio Cavalera
População discute políticas urbanas na 7ª Conferência Municipal da Cidade – Lia Mara

Cida Rozeno, representante do Comam ressaltou a importância da participação Popular na Conferência da Cidade – Foto – Lia Mara

Grupos de discussão elaboram propostas na 7ª Conferência Municipal da Cidade de Palmas. Foto – Lia Mara



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Justiça manda devolver Pix de R$ 10 mil enviado por engano e isenta banco de responsabilidade

Em decisão pelo Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), nesta terça-feira (29/7), a juíza Renata…

14 horas ago

Fundação Cultural de Palmas abre 170 novas vagas para aulas gratuitas de iniciação artística | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas abre 170 novas vagas para aulas gratuitas de iniciação artística As…

15 horas ago

Prefeitura recebe novos servidores da Educação de Palmas com cerimônia de boas-vindas e formação nesta sexta-feira, 1º | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura recebe novos servidores da Educação de Palmas com cerimônia de boas-vindas e formação nesta…

15 horas ago

ex-presidente da Câmara é condenado por improbidade e deve devolver R$ 198 mil aos cofres públicos

Em atuação pelo Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), o juiz Vandré Marques e Silva…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas executa serviços de recapeamento em avenida comercial de Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas executa serviços de recapeamento em avenida comercial de Taquaralto Prefeito Eduardo Siqueira…

16 horas ago

júri condena jovem acusado de tentativa de homicídio contra travesti em Carrasco Bonito

Em sessão nesta terça-feira (29/7), o Tribunal do Júri da Comarca de Augustinópolis condenou Rodrigo…

16 horas ago