Categories: Estado

Conferência do Japão destaca desafios na proteção das mulheres


A primeira conferência do XV Congresso Internacional em Direitos Humanos trouxe questões fundamentais sobre os direitos das mulheres e o combate à violência de gênero. Mana Shimaoka, vice-presidente e professora da Faculdade de Direito da Universidade de Osaka, no Japão, e uma das principais especialistas em direito penal no país, foi a responsável por apresentar um panorama bastante detalhado dos desafios enfrentados pelas mulheres no Japão e em outras partes do mundo, com ênfase na prevenção e combate à violência contra a mulher.

A mediação da conferência foi conduzida pela desembargadora Angela Issa Haonat, primeira diretora adjunta da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Angela afirmou:

Esse tema da violência contra a mulher é um assunto que nos é muito caro no Brasil, dada algumas dificuldades enfrentadas em nossas políticas públicas em relação a isso.

Foto: Hodirley Canguçu/Esmat

Em sua apresentação, Shimaoka destacou a importância de promover a diversidade e inclusão na sociedade japonesa. Ela enfatizou que, embora tenham sido feitos progressos significativos em 2023, ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres possam viver em paz e segurança, sem se sentirem constantemente em perigo.

A conferencista também apresentou o estatuto das mulheres na sociedade japonesa, bem como expôs comparações estatísticas entre crimes sexuais no Brasil, Japão e França. Com um enfoque didático, ela ressaltou as principais problemáticas relacionadas ao direito penal em diferentes países e as políticas de proteção às vítimas.

Foto: Hodirley Canguçu/Esmat

 

Shimaoka também frisou a importância da igualdade de gênero, apontando que no Japão ainda existem disparidades expressivas entre os sexos, tanto em termos de representação em cargos de liderança quanto em salários. Além disso, a conferencista, ao citar comentários sobre os índices de criminalidade no Brasil em comparação com a França, disse:

Conferências internacionais sobre direitos humanos são fundamentais. Eu vim aqui hoje apresentar a situação japonesa atual na ideia de que esta conferência seja também uma oportunidade para aprofundar as discussões de direitos humanos e falar na vida concreta das pessoas, e não apenas mencionar princípios abstratos e teóricos.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Moderno, sustentável e acolhedor, novo Fórum da Comarca de Gurupi será entregue nesta segunda-feira (15/9)

A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…

8 horas ago

Comissões de Assédio do 1º e 2º Graus do TJTO se reúnem para alinhamento de ações e planejamento de atividades para 2026

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…

9 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas da Praça do Bosque | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…

9 horas ago

Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…

10 horas ago